×

Publicidade

Câmara SL

Conquista de nadador maranhense em evento internacional repercute na Câmara

As medalhas de bronze conquistadas pelo nadador brasileiro Frederico Castro, durante a disputa do 29º Meeting Internacional de Natação, competição realizada em Saint-Dizier, na França, no último fim de semana, repercutiram no meio político. A conquista no pódio do atleta maranhense foi comentada por vereadores ludovicenses logo após o término da disputa.

Em suas manifestações na imprensa ou em postagens nas redes sociais, os vereadores da Câmara Municipal de São Luís repercutiram o feito do conterrâneo. Os parlamentares manifestaram alegria e desejaram sucesso ao atleta.

O vereador Andrey Monteiro (Republicanos) elogiou a trajetória e empenho do nadador maranhense. “Parabéns pelas medalhas na natação, mérito que nos enche de orgulho! Sucesso em sua trajetória”, disse.

Continua após a Publicidade

Quem também se manifestou sobre a conquista foi o vereador Astro de Ogum (PCdoB), que destacou o esporte como uma ferramenta de transformação social e ainda um instrumento para o cuidado com a saúde. “O esporte sempre vai mostrar a sua importância, pois, além de ser uma ferramenta de inclusão é uma forma de cuidar e manter a saúde”, frisou.

Em agosto, durante pronunciamento na tribuna, o líder do PCdoB na Câmara chegou a falar sobre a necessidade de mais políticas públicas voltadas para o incentivo ao esporte. Na época, o parlamentar comentou sobre o caso da skatista e medalhista olímpica maranhense Rayssa Leal, a ‘Fadinha’.

“Essa situação traz um alerta. Nós não temos uma política pública voltada para esse tipo de esporte. Na verdade, existem poucos investimentos dos governos em todas as modalidades esportivas. Está na hora de criar um tipo de bolsa de incentivo para os atletas, para suprir certas necessidades. Nós temos uma casa legislativa que pode iniciar algo que atenda a todas as modalidades. Podemos colocar no orçamento e dialogar com o Prefeito para realizar isso”, afirmou o parlamentar.

Quem é ele?

Com 24 anos de carreira, Frederico Veloso de Castro, nasceu em 20 de outubro de 1989, no município maranhense de Bacabal. Ele está cadastrado na Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), desde 01 de janeiro de 1998

O atleta iniciou cedo e já acumula vitórias como medalha de Ouro na Copa do Mundo de Natação em Berlim, no ano de 2010. Além do Ouro, ganhou Prata na mesma cidade quando ficou à frente de Michael Phelps, atleta americano.

Na disputa do 29º Meeting Internacional de Natação, competição que foi realizada em Saint-Dizier, na França, o nadador maranhense contou com os patrocínios do governo do Estado e do Grupo Mateus por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Nesta edição do Meeting Internacional, Frederico Castro competiu nas provas dos 50m e 100m borboleta. O atleta chegou à França no início da semana e realizou algumas sessões de treinos no local das disputas.

Ele ficou em terceiro lugar na prova dos 50 metros nado borboleta com o tempo de 23:70 segundos. Na prova dos 100 metros nado borboleta, o atleta também conquistou o terceiro lugar.

“Me sinto feliz, desde o dia que recebi o convite da organização da competição para vir competir aqui na França percebi que meu trabalho é valorizado aqui na Europa, então me dediquei ainda mais nos treinos pois queria levar bons resultados para o Brasil”, disse o maranhense.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.