×

Publicidade

Câmara SL

Proposta de Nato Júnior cria ação para garantir absorventes no Coroadinho

Está tramitando na Câmara Municipal de São Luís, a indicação nº 467/21, do vereador Nato Junior (PDT), que institui ação para distribuir absorventes para mulheres do bairro Coroadinho, em São Luís, combatendo assim a chamada pobreza menstrual.

A proposta vai alcançar mulheres em situação de hipossuficiência social e econômica que não possuem condições para compra este item de higiene pessoal. A proposição foi apresentada à casa legislativa e incluída na pauta pela sua importância social.

“Essa ação tem como objetivo combater a chamada pobreza menstrual. É um problema que afeta meninas e mulheres de famílias com baixo poder aquisitivo, por conta da carência de acesso a produtos para uma boa higiene, no período da menstruação. É uma questão social e de saúde pública para a qual a sociedade demorou a despertar. Agora, precisamos dar uma resposta, por isso, enviamos o projeto para apreciação da Câmara”, disse.

Continua após a Publicidade

A proposição é uma medida para garantir o acesso a este item às meninas e mulheres do bairro Coroadinho, evitando que venham a utilizar materiais prejudiciais à saúde, pela falta do absorvente. A indicação foi encaminhada ao gabinete do Governo do Maranhão e à Secretaria de Estado da Mulher (Semu).

Complexidade – Em maio deste ano, a pobreza menstrual foi definida pela Unicef como um conceito que reúne, em duas palavras, um fenômeno complexo, transdisciplinar e multidimensional, vivenciado por meninas e mulheres, devido à falta de acesso a recursos. O órgão citou ainda a precária infraestrutura e de conhecimento como contribuintes para esta falta.

Muitas mulheres em situação de pobreza extrema, por não conseguirem comprar ou obter os absorventes higiênicos, abandonam escola ou deixam de exercer atividades cotidianas. Segundo o órgão, é estimado que uma mulher gaste, em média R$ 12,00 em absorventes descartáveis por mês, considerando o menor preço do produto.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.