×

Publicidade

Câmara SL

Vereadores celebram Dia da Música Popular Brasileira destacando sua importância para a cultura

Os vereadores Marcial Lima, Andrey Monteiro e Octávio Soeiro fizeram considerações sobre a data

O Dia da Música Popular Brasileira, que será celebrado neste domingo, dia 17 de outubro, foi lembrado por vereadores da Câmara Municipal de São Luís. Em suas manifestações na imprensa ou em postagens nas redes sociais, os parlamentares fizeram uma reflexão sobre a importância da MPB para a cultura nordestina.

Na opinião do vereador Marcial Lima (Podemos), a música tem bastante influência e grande relevância artística para a cultura nacional. Às vésperas da data que celebra e homenageia a MPB, o parlamentar que é líder do Governo na Casa, destacou também o Projeto “Pisa na Fulô, Forró na Janela”, que fez uma homenagem ao mestre João do Vale e ao Rei do Baião – Luiz Gonzaga.

“O Dia da Música Popular Brasileira é uma data para celebrarmos a grande relevância artística para a cultura nacional. Nessa quinta-feira (14), por exemplo, na sede da FUMPH, na Praia Grande, aconteceu o Projeto Pisa na Fulô, Forró na Janela, que fez uma homenagem ao mestre João do Vale e ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga”, disse.

Continua após a Publicidade

O vereador Andrey Monteiro (Republicanos), que integra a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Casa, registrou a passagem da data destacando a “importância de se conservar a memória e a cultura brasileira, sua riqueza e diversidade”.

Já o vereador Octavio Soeiro (Podemos), violonista, que fez sua homenagem ao aniversário de 409 anos da capital maranhense com o instrumento musical, disse que desde adolescente tem esse envolvimento com a música. “Eu nasci na música. Desde adolescente eu tenho esse envolvimento. Acredito que a música é a porta de entrada e, através dela, a gente conta histórias e transforma vidas”, frisou.

Origem da data

Criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff, o Dia da Música Popular Brasileira, que é comemorado anualmente em 17 de outubro, é uma data que celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro.

Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.