×

Publicidade

Eleições 2020

PT do Lula dá sinais que caminhará junto com o PCdoB em São Luís

Mesmo sem Lula, em 2018, Haddad obteve 45,67% dos votos na ilha.

Tem sido uma prática diária, nas últimas semanas, um secretário do governo Flávio Dino anunciar apoio à candidatura do deputado licenciado e pré-candidato a prefeito de São Luís – Rubens Jr (PCdoB). O anúncio de hoje tem como figurante nada mais nada menos que o presidente da Agência de Mobilidade Urbana- MOB- Lawrence Melo Pereira.
Até aí tudo soaria normal, assim como aconteceu com as adesões anteriores, exceto por um único detalhe: Lawrence de Melo é filiado ao Partido dos Trabalhadores – PT. Sem sombra de dúvida, o apoio figura como uma possibilidade real do PT e PCdoB caminharem juntos em 2020 rumo ao Palácio de La Ravardière.
O ato de filiação de Lawrence, na capital maranhense, contou com a presença do próprio ex-presidente Lula. “Quero registrar que a minha decisão, de caráter pessoal, diga-se de passagem, foi por vislumbrar em Rubens Jr as melhores qualidades técnicas e políticas para administrar São Luís”, enfatizou Melo.
Muito embora os “caciques” petistas estejam silentes, pois o rumo do partido será decidido em plenária marcada para os próximos dias, é provável que a adesão de Lawrence, ex-delegado Geral da Polícia Civil com um excelente trânsito no meio da categoria, tire o sono dos grupos que estão com seus pré-candidatos em plena campanha.
PT NO MARANHÃO
A preocupação tem uma justificativa real: em nenhum estado da federação o Partido, que tem em Lula sua maior estrela, é tão bem avaliado como no Maranhão. Essa premissa fica clara quando avaliamos os números na eleição de 2018.
Nos 217 municípios maranhenses, o candidato petista Fernando Haddad venceu em 214, abocanhando um total de 61,26% dos votos. Na capital, carinhosamente chamada de Ilha Rebelde, a situação não foi muito diferente.
Nas seis zonas eleitorais, Haddad venceu em quatro, obtendo 45,67% dos votos, ou seja, o apoio do PT a qualquer candidato, incluindo o PCdoB, poderá interferir no resultado da eleição em São Luís de maneira concreta. Desta feita, algumas perguntas insistem em não calar diante de tal possibilidade: será que teremos uma aliança vermelha na disputa pela Prefeitura de São Luís? O PT indicando a vice, Lula subirá ao palanque? Infelizmente, as respostas para tais questionamentos só serão confirmadas nos próximos dias.
Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.