×

Publicidade

São Luís

Alunos desfilam em homenagem à independência do Brasil e ao aniversário de São Luís

A ação, que estimulou a criatividade dos estudantes, soma-se às iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na Educação, contribuindo com a qualidade do ensino público na capital

Escolas da rede municipal realizam desfiles em homenagem à independência do Brasil e ao aniversário da cidade.

Estudantes da rede municipal participaram de desfiles em alusão ao Dia da Independência do Brasil, comemorada em 7 de setembro, e aproveitaram para homenagear também à cidade de São Luís, que celebra 407 anos neste domingo (8). Alguns com figurino especial, outros com fardamento, os estudantes foram às ruas marchando e cantando o Hino Nacional e também o Hino de Louvação à São Luís, além de outras músicas que falam das belezas e da cultura ludovicense. A ação, que estimulou a criatividade dos estudantes, soma-se às iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na Educação, contribuindo com a qualidade do ensino público na capital.

No calendário escolar, o Dia da Independência é uma oportunidade para debater em sala de aula temas históricos e atuais do Brasil. Com muita criatividade, os temas são trabalhados de forma lúdica e inclusiva. “É uma muita alegria saber que nossos estudantes se empenharam para fazer essa homenagem ao Brasil e também a nossa cidade São Luís. Nas escolas da rede, as datas comemorativas são momentos que incluímos no planejamento escolar para trabalhar temas relacionados àquela data de forma contextualizada e interdisciplinar”, afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

 

Continua após a Publicidade

Escolas da rede municipal realizam desfiles em homenagem à independência do Brasil e ao aniversário da cidade

A animação das crianças e o colorido das roupas chamaram a atenção por onde passavam, atraindo os olhares e seguidores que saíram de casa para acompanhar o desfile. Há meses, os alunos vêm se preparando para esta comemoração em forma de desfile. Foram ensaios, projetos pedagógicos, atividades relacionadas e muita expectativa. Na U.E.B Sá Vale, localizada no bairro do Anil, as atividades foram pautadas no tema Meio Ambiente, em especial sobre o desmatamento da Floresta Amazônica e as queimadas que frequentemente atingem o local.

“O desfile é um momento festivo, pelo qual a comunidade já espera e nos cobra para que aconteça todos os anos. Temos aqui nossos alunos, as famílias, professores, funcionários da escola, todos reunidos para homenagear nossa pátria e para mostrar o que nossos alunos aprenderam”, afirmou o gestor da U.E.B Sá Vale, Antônio Carlos de Andrade.

O tema Meio Ambiente foi trabalhado em todas as salas, do 1º ao 9º ano. Subtemas como desmatamento, aquecimento global, extinção de animais e ecossistemas, foram estudados de diferentes maneiras, em diversas disciplinas, entre elas matemática, ciências, geografia e língua portuguesa.

 

Escolas da rede municipal realizam desfiles em homenagem à independência do Brasil e ao aniversário da cidade

Os estudantes do 5º ano “D”, por exemplo, desenvolveram um projeto de poesias e pretendem lançar um livro com suas produções. Durante o desfile, alguns levaram suas poesias em cartazes, expressando em palavras os sentimentos sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Na aula de teatro, alunos do 5º ao 8º ano, exploraram o potencial artístico para aprender mais sobre as espécies presentes na fauna brasileira. Para o desfile, se vestiram de animais da floresta para chamar atenção sobre a importância da preservação deles. Onça, arara, macaco, cobra, foram algum dos animais interpretados pelos estudantes. “É para as pessoas pensarem sobre valorizar esses animais que são tão importantes quanto as árvores. Muitos estão deixando de existir. Pra gente é muito legal estudar sobre isso no teatro e participar do desfile”, disse Igor Leonardo Ramos, do 7º ano.

Já na U.E.B. Justo Jansen, as temáticas abordadas foram divididas entre as turmas do 1º ao 5º ano. As turmas de 1º e 2º ano abordaram o tema Amazônia; o 3º ano, sobre o aniversário de São Luís; o 4º ano discutiu o tema Raça e; o 5º ano ficou responsável pelo dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Escolas da rede municipal realizam desfiles em homenagem à independência do Brasil e ao aniversário da cidade.

A gestora da U.E.B. Justo Jansen, Soraya Pinheiro, afirmou que a atividade é realizada anualmente e que esse ano decidiram homenagear três datas importantes no mesmo desfile. “Esse ano resolvemos unir o aniversário de São Luís, o Dia da Raça e da Independência do Brasil, para fazer um desfile no entorno da escola, passando pela Rua Cândido Ribeiro, Cajazeiras, São Pantaleão, Rua da Inveja e Fábrica Santa Amélia. As crianças ficam muito animadas em sair da escola e durante o processo de produção para o desfile também”, disse.

O estudante do 4º ano, Wilson Roberto Caleb de Oliveira, estava caracterizado e explicou seu personagem. “Eu interpreto o D. Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, que declarou a independência. Eu gosto muito desse projeto porque todo ano a gente vai aprendendo algo novo e sempre é muito legal”, afirmou.

Escolas da rede municipal realizam desfiles em homenagem à independência do Brasil e ao aniversário da cidade.

Para a professora do 4º ano, Lúcia Helena Porto, esse projeto foi uma oportunidade excelente para a escola e mais ainda para os estudantes, que aprenderam mais sobre a história de São Luís. “Nós optamos por incluir também uma homenagem aos 407 anos de São Luís, com maquetes de diferentes pontos turísticos do Centro, feitas pelos estudantes”, afirmou.

Os pais também participaram do desfile, acompanhando os filhos. Dona Altenize Sodré, mãe de dois alunos do 1º ano da U.E.B. Justo Jansen disse que ficou muito feliz com o resultado de todas as crianças da escola. “Meus filhos ficaram bastante empolgados com esse projeto da escola, durante toda essa semana eles chegaram em casa contando dos ensaios e preparativos para o desfile, já animados para o próximo ano”, revelou.

 

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.