×

Publicidade

São Luís

Edivaldo constata ritmo acelerado de obras na Coheb Sacavém, Tibiri e Santa Bárbara

Obras de pavimentação na Coheb Sacavém e drenagem no Tibiri e Santa Bárbara vão mudar para melhor a realidade destas comunidades; serviços integram a ampla frente de trabalhos do programa São Luís em Obras

Prefeito Edivaldo constata ritmo acelerado de obras de infraestrutura na Coheb Sacavém, Tibiri e Santa Bárbara.

A pavimentação na Coheb Sacavém e implantação de drenagem profunda no Tibiri e Santa Bárbara, que integram o programa São Luís em Obras, foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira (9) pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior. Ele acompanhou o andamento dos serviços que são parte de um amplo pacote de ações de infraestrutura que estão em andamento em mais de 200 frentes de trabalho por toda a cidade. Trata-se do maior programa da história da capital maranhense que reúne reforma de praças e logradouros históricos, reconstrução de mercados e unidades de saúde, pavimentação de mais de mil ruas em mais do 80 bairros e mais de 30 quilômetros de rede de drenagem, entre outras iniciativas.

“No bairro Coheb Sacavém estamos substituindo o asfalto antigo, devolvendo aos moradores condições de trafegabilidade, garantindo mais mobilidade e qualidade de vida. Da mesma forma que estamos trabalhando em dezenas de bairros pela cidade, com ações de asfaltamento, inclusive levando pavimentação para locais que nunca tinham sido beneficiados com urbanização, além de drenagem e reforma de praças, entre outras obras. Também estamos trabalhando para resolver o problema de drenagem de pontos que antes sofriam com alagamentos, como é o caso, por exemplo, do Tibiri e Santa Barbara. estas obras, demandas históricas dessas localidades, depois de prontas, mudarão para melhor a realidade destas comunidades”, ressaltou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e do secretário de Obras, Antonio Araújo.

Continua após a Publicidade

O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou os benefícios das obras para a população. “As obras de pavimentação são importante por beneficiar todas as famílias do bairro. Estamos acompanhando as ações do São Luís em Obras por toda a cidade, em todas as frentes de trabalho que tem sido executadas, que vem transformando a realidade dos bairros. Importante destacar que o prefeito Edivaldo tem sido bastante determinado, para que a gente avance cada vez mais, para que a gente possa garantir estes direitos, que são básicos, para a nossa população”, ponderou .

Na área do conjunto Coheb Sacavém, a Prefeitura está implantando 3 km de pavimentação nas ruas e avenidas. Outros 3 km nas comunidades do entorno. No local, já foram asfaltadas a Avenida 1, que uma das principais vias do bairro. Nesta semana serão pavimentadas as ruas Alfazema, da Lentilha e parte da Avenida 2.

Moradores do conjunto Coheb Sacavém comemoraram a obra. “Graças a Deus estão reformando a minha rua”, destacou o aposentado Clóvis Ziparoli, de 69 anos, residente há 20 anos no bairro. “Havia alguns problemas aqui e já estava precisando de uma reforma nas ruas”, enfatizou Assendino Pereira de Queiroga Neto, que mora há 37 anos no conjunto.

DRENAGEM PROFUNDA

Na região do Tibiri, Tiririzinho e Rio do Meio, a Prefeitura de São Luís está implantando um dos maiores programas de drenagem profunda, superficial e de asfaltamento da área, localizada na altura do km 3 da rodovia BR-135, zona rural da cidade. Nesta quinta-feira (9), o prefeito Edivaldo vistoriou o andamento das obras.

Destaque para a drenagem que está sendo implantada na Rua Evandro Bessa, no Tibiri, uma comunidade que vem sofrendo ao longo dos anos com alagamentos nos períodos de chuva. No local, estão sendo instaladas as tubulações e a construção das caixas de interligação (caixas de visita), que completam o sistema de drenagem.

“Recentemente houve alagamento aqui nesta rua, mas esperamos que esta obra seja a solução para este problema”, declarou Mayara Costa Castro, de 31 anos, moradora. A região onde ela reside é entrecortada pelo curso sinuoso do Rio Tibiri, além de receber o fluxo pluvial de outras localidades em período chuvoso.

SANTA BÁRBARA

Na região que integra os bairros Santa Bárbara, Cruzeiro do Santa Bárbara e Cajupe, a Prefeitura de São Luís está construindo um dos maiores projetos de infraestrutura de drenagem profunda da história da região, que é atingida todos os anos pela forte enxurrada no período de chuva.

São cerca de 12 km de tubulações subterrâneas, interligadas a um novo sistema de drenagem superficial (meio-fio, sarjeta, boca de lobo) que está sendo implantado, simultaneamente, além de 12 km de pavimentação. Calcula-se que este conjunto de obras vai beneficiar mais de 60 mil moradores da região.

“Atendendo a demandas da comunidade, estamos trazendo uma obra muito importante, que é a drenagem profunda. Desta forma, vamos pôr fim a um problema antigo, que são os alagamentos no período chuvoso. Trata-se de uma obra histórica para esta região, que faz parte da zona rural, assim como outras frentes de trabalho em andamento na Vila Sarney, onde estamos realizando um trabalho de drenagem, assim como no Tibiri, Tibirizinho e Rio do Meio. Hoje, podemos dizer que há ações da Prefeitura de São Luís da zona rural até o Centro da cidade”, declarou o prefeito Edivaldo.

Na ocasião, o prefeito percorreu a Avenida da Saudade, onde está sendo implantada a tubulação de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), interligadas por caixas de alvenaria de tijolos de concreto, do trecho que interliga o Santa Bárbara ao Conjunto São Raimundo. O trabalho é feito por máquinas retroescavadeiras, que já estão trabalhando na cobertura das tubulações. O passo seguinte é preparar o terreno para pavimentação.

O prefeito também percorreu a Rua Militar, a Rua da Brasília e a Avenida São Jerônimo, onde os trabalhos de implantação de drenagem profunda estão avançando a cada dia. Nestas três vias estão sendo construídas galerias de concreto armado, sendo que alguns trechos são galerias duplas, devido a alta vazão pluvial que converge para a região.

“Chegamos a cinco meses de obras nesta região. São obras estruturantes de grande impacto para a comunidade, seguindo a determinação do prefeito Edivaldo. Neste momento estamos implantando as galerias da Avenida da Saudade, com tubulação PEAD e caixas de concreto. Na Avenida São Jerônimo, também estamos realizando uma grande obra de drenagem profunda, com estrutura de blocos de concreto, assim como várias outras ações pelo bairro, para resolver em definitivo o problema de alagamentos nesta região, devolvendo qualidade de vida para a comunidade. A Avenida São Jerônimo, por exemplo, depois de pronta, vai interligar com a Cidade Operária, então, estamos realizando um grande trabalho de reurbanização destas localidades”, completou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

MAIS AÇÕES

A Prefeitura de São Luís também está com obras de drenagem profunda em outros pontos da cidade, como o polo Divinéia, com cerca de 12 km de galerias subterrâneas e mais de 20 km de asfaltamento.

Há também drenagem profunda e asfaltamento na Santa Efigênia, com implantação de uma linha de drenagem de mais de 600 metros, utilizando tubos de 1.500 milímetros. No Jardim São Cristóvão está sendo construído um sistema de drenagem com linha dupla, de tubulações que variam de 800 milímetros a 1.200 milímetros de diâmetro, na Avenida Paulo VI, a principal via da região.

A Prefeitura também está implantando 2,5 km drenagem profunda nas vilas Sarney, Industrial, Nova República e Primavera, todas no Distrito Industrial, ao longo da rodovia BR-135.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.