×

Publicidade

São Luís

Edivaldo entrega mais oito praças aos moradores do bairro Cohab Anil

Logradouros estão localizados na Avenida 04 que também recebeu canteiro central; o prefeito Edivaldo já havia entregue 10 praças na Avenida 02 e pavimentado ruas e avenidas; gestor segue ainda com a reconstrução do mercado no bairro da Cohab

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou, na noite deste sábado (26), um conjunto de mais oito praças aos moradores do bairro Cohab Anil, distribuídas ao longo da Avenida 04, onde também foi implantado um canteiro central de cerca de 700 metros, o que vai garantir mais segurança aos condutores e pedestres. Os novos espaços de lazer foram construídos em áreas do bairro sem qualquer infraestrutura, enquanto o canteiro se deu em atendimento a uma demanda histórica dos moradores da área, que temiam por acidentes de trânsito. Ambas as ações foram coordenadas pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e integram o programa São Luís em Obras, que está promovendo a transformação de vários bairros da cidade.

“Estamos transformando esta região com a construção de espaços públicos de lazer. Já inauguramos um conjunto de 10 praças, recentemente, na Avenida 02 e agora estamos inaugurando mais oito ao longo da Avenida 04, que também ganhou canteiro central e vai ajudar para um trânsito mais organizado. Para além daqui, também estamos avançando com a reconstrução do Mercado da Cohab, importante equipamento para toda a região, que também vai ganhar a revitalização do canal do Cohatrac/Cohab, com mobiliário urbano, iluminação e espaços para a prática de atividade física. Tudo isso é fruto do programa São Luís em Obras, que está levando mudança tanto aos bairros da zona urbana quanto na zona rural da nossa cidade”, pontuou o prefeito Edivaldo.

Acompanharam o gestor na inauguração a primeira-dama, Camila Holanda, os secretários de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Émerson Macêdo; de Representação Parlamentar, Nonato Chocolate; de Turismo, Socorro Araújo; de Governança Solidária e Orçamento Participativo, Olímpio Araújo; de Segurança Alimentar, Fatima Ribeiro; de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo e o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

Continua após a Publicidade

As oito praças construídas pela Prefeitura de São Luís contam com mobiliário urbano como bancos e lixeiras, equipamento de ginástica para a prática de exercício físico ao ar livre, inclusive para idosos, pista exclusiva para caminhada e respeitam todas as normas de acessibilidade para integração de todos os públicos, contendo rampas para cadeirantes e piso tátil.

Já o canteiro central substitui o traçado viário que dividia as duas mãos da via, mas que, não sendo uma estrutura física e que de fato pudesse impedir retorno e outras manobras irregulares, era ignorado por muitos condutores, tornando o trânsito na região, que tem fluxo bastante intenso, perigoso para os moradores.

“A Prefeitura de São Luís está trabalhando para mudar a realidade dos moradores de vários bairros cidade. No caso do Cohab Anil, estamos entregando oito praças que há muito tempo eram esperadas pelos moradores e que foram construídas em espaços onde, muitas vezes, servia de área para descarte incorreto de lixo. Vale ressaltar que, também aqui na região, estamos avançando na construção de outras praças, serão cerca de 30 novos espaços de lazer, a exemplo do canal do Cohatrac/Cohab, que está sendo completamente revitalizado e vai contar com muita novidade”, ressaltou o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

APROVAÇÃO

Feliz em ver que os espaços antes abandonados e sem nenhuma serventia foram utilizados para a construção de áreas de lazer e convivência, os moradores demonstram satisfação por tamanho feito da gestão do Prefeito Edivaldo, que está avançando com várias outras frentes de trabalho pela região, transformando o bairro e a realidade dos moradores para melhor. “É muito gratificante ver que os espaços, que antes eram utilizados como lixão, foram utilizados para a construção de praças, equipamentos de que muito precisávamos, já que não tinha nada atrativo aqui por perto”, destacou a autônoma Cristiane Reis, de 54 anos. “Estou muito feliz, é um ganho e tanto para todos os moradores”, completou a servidora pública, Ilnete Melo, de 64 anos.

Quem também está feliz pelos espaços construídos é a moradora e autônoma Juliana Diniz, de 33 anos. De acordo com ela, que estava acompanhada dos filhos João Victor, de 7 anos, e Maria Júlia, de 2 anos, não havia espaços adequados para aproveitar um fim de tarde, durante uma fim de semana, com amigos ou família. E que agora essa realidade vai mudar. “Estou muito feliz que o prefeito Edivaldo resolveu usar desses espaços ao longo da avenida para construir praças, nós estávamos precisando. Agora, vai dar para trazer as crianças para brincar, extravasar as energias. Foi uma iniciativa muito boa, porque o bairro, essa região, na verdade, era desprestigiada de espaços de lazer e os que podem ser frequentados ficam distantes de casa, dificultando nossa ida”, contou.

HOMENAGEM

Os nomes escolhidos para as praças da Avenida 04, a exemplo do que tem acontecido nos demais bairros onde estão sendo construídas praças, são homenagens aos antigos moradores e à história da região. As oito novas praças se chamam Manoel Marques Júnior, Lonmanto Sousa da Silva, Ruy Frazão, Edna Borges Mílen, União, Renascer, Adoração e Oswaldo Cruz.

“Fiquei muito satisfeita em saber o prefeito Edivaldo resolveu eternizar o nome da minha mãe em uma dessas praças. Não tenho dúvidas de que, onde ela estiver, está bastante feliz com essa homenagem, que é também um grande presente para toda a família”, destacou Salma Mílen Robertti, filha de Edna Borges Mílen, uma das homenageadas.

OBRAS

Além deste conjunto de oito praças, o prefeito Edivaldo inaugurou, recentemente, 10 praças também no Cohab Anil, ao longo da Avenida 02, de um total de 30 espaços de lazer que estão sendo construídos na região, que também recebeu o Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, entregue após ampla reforma estrutural. Outro benefício foi a pavimentação de ruas e avenidas.

Também vai ser entregue, até o fim do ano, o Mercado da Cohab que está sendo reconstruído pela Prefeitura de São Luís como parte de um pacote de dez mercados da capital que recebe intervenção. Dois deles já foram entregue, Mercado do Coroadinho e Mercado do Anil.

Também já foi entregue outro conjunto de praças, com oito no total, localizadas no bairro Rio Anil, assim como no Vinhais, onde foram entregues 11 praças, em duas etapas; um conjunto com oito e outro com três. As praças que estão sendo construídas ou reformadas pela Prefeitura são entregues com equipamentos como academias de saúde; playgrounds; mobiliário urbano novo, como bancos e lixeiras; novo paisagismo com jardinagem; coreto com mesa de jogos; paradas de ônibus e área para caminhada.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.