×

Publicidade

São Luís

Edivaldo presenteia São Luís com Ordens de Serviço do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia

Na semana do aniversário de 407 anos a cidade ganha novas obras; revitalização dos espaços de grande importância histórica para a capital integra o programa São Luís em Obras, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo

Prefeito Edivaldo presenteia São Luís com assinatura de Ordens de Serviço do Parque do Bom Menino e Praça da Biblia.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior assinou, na manhã desta sexta-feira (6), Ordem de Serviço para as obras de reforma do Parque do Bom Menino e da Praça Bíblia e requalificação total de vias do entorno. A revitalização dos dois novos espaços emblemáticos e de grande importância histórica para São Luís é um presente para a cidade e para a população na semana em que a capital completa 407 anos. As obras integram o programa São Luís em Obras e vão somar ao conjunto de intervenções que vêm sendo executadas pela Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo, compondo o grande legado na área da infraestrutura urbana da atual gestão em favor da melhoria da cidade e da qualidade de vida da população. A solenidade de assinatura, ocorrida no Ginásio Tião, do Parque Bom Menino, foi recebida com festa. O ato contou com a presença de vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades.

O prefeito destacou a importância da restauração de um dos espaços da cidade que marcou a vida de muitos ludovicenses. “Estar aqui, hoje, para concretizar a realização dessa obra tão importante, na semana em que celebramos o aniversário de 407 da nossa cidade, é algo que me deixa sem palavras e imensamente feliz, porque o Parque do Bom Menino e a Praça da Bíblia fazem parte da vida da cidade e da população”, disse o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda.

“Todo esse ambiente aqui me faz rememorar lembranças tão marcantes da minha infância, quando era trazido por meu pai para jogar bola e brincar com outras crianças. Acredito que as mesmas lembranças permeiam a mente de muitos que tiveram o Parque do Bom Menino como espaço de lazer e socialização. E ter a oportunidade, como gestor da cidade, de concretizar essa tão esperada obra de reforma nos deixa com um sentimento muito prazeroso de dever cumprido e de que muito em breve o espaço será devolvido à população amplamente requalificado e melhorado, para que volte a figurar entre os locais mais frequentados da nossa cidade”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Continua após a Publicidade

Presente ao ato de assinatura da Ordem de Serviço, o vice-prefeito Julio Pinheiro também destacou o valor histórico dos espaços que receberão serviços de restauração. “Tanto o Parque do Bom Menino como a Praça da Bíblia são logradouros que contam muito da história e dos fatos que marcaram a cidade e a vida das pessoas. O parque sempre foi olhado pela população como um lugar acolhedor, e agora será requalificado para proporcionar à população ambientes saudáveis ao lazer e à recreação de todos, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida”, observou o vice-prefeito, Julio Pinheiro.

As obras, que terão início imediato, serão executadas com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A coordenação da obra é da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe). Com a reforma, o Parque do Bom Menino será completamente transformado e revitalizado, proporcionando à área de mais de 48,8 mil m² um novo aspecto aos espaços de esporte e recreação. E a Praça da Bíblia será amplamente requalificada para proporcionar ao logradouro todas as melhorias estruturais nos moldes das demais praças requalificadas pela gestão do prefeito Edivaldo, na capital.

REQUALIFICAÇÃO

Prefeito Edivaldo presenteia São Luís com assinatura de Ordens de Serviço do Parque do Bom Menino e Praça da Biblia.

Entre os vários elementos que serão requalificados e incorporados ao Parque do Bom Menino está a construção do Skatepark, uma novidade no local construído especialmente para a prática do skate. A obra contempla ainda a reforma de espaços como o ginásio, a quadra poliesportiva, a construção de quiosques para floristas e novo paisagismo.

Também serão recuperados os equipamentos das academias da saúde e a pista de corrida. Prevê também a reforma das salas administrativas, dos banheiros, do anfiteatro e instalação de paraciclo (suporte físico onde a bicicleta é presa), entre outros itens do novo mobiliário urbano que fará parte do parque com a reforma.

Na parte estruturante, o projeto de reforma do parque prevê a execução de uma obra de drenagem no espaço, com instalação de biovaletas (elementos que processam uma limpeza da água da chuva, ao mesmo tempo em que aumentam seu tempo de escoamento, dirigindo este para os jardins ou sistemas convencionais de retenção e detenção das águas), o que vai solucionar os problemas de acúmulo de água no parque durante o período chuvoso.

O titular da Sempre, Gustavo Marques, ressaltou as melhorias que serão proporcionadas com a reforma dos espaços. “São Luís está de parabéns com a execução dessas intervenções tão necessárias à melhoria da qualidade ambiental e ao lazer das pessoas. É importante destacar também o valor social e humano dessa obra, uma vez que ela será executada com o propósito de valorizar os espaços de convivência social para todos os públicos”, frisou Marques.

Prefeito Edivaldo presenteia São Luís com assinatura de Ordens de Serviço do Parque do Bom Menino e Praça da Biblia

A reforma do parque vai beneficiar centenas de crianças, jovens e idosos que utilizam diariamente o espaço para suas atividades físicas e de lazer, como a diarista Meyre Correia Barbosa, 39 anos. “Eu participo de atividades semanais aqui no parque. Com a reforma, o espaço vai ficar, com certeza, melhor estruturado e equipado para nos receber”, disse.

PRAÇA DA BÍBLIA E ENTORNOS

Prefeito Edivaldo presenteia São Luís com assinatura de Ordens de Serviço do Parque do Bom Menino e Praça da Biblia

Também incluída no projeto de requalificação, a Praça da Bíblia passará por uma completa transformação do espaço, que inclui a reorganização dos quiosques e bancas de revista, instalação de uma academia especial para os idosos e de um parquinho para as crianças, bem como de bicicletário e novas paradas de ônibus. O projeto prevê também serviços na área do paisagismo urbano, que alcançam também o entorno dos dois espaços.

Vai promover ainda melhorias da integração física entre o passeio da Avenida Guaxenduba, onde fica localizada a praça, e a porção central do logradouro, além de melhoria no piso, nova iluminação pública para destacar o Monumento da Bíblia; e vai garantir acessibilidade universal em todo o espaço. Prevê também a regularização e melhoria das condições físicas dos pontos comerciais existentes na praça. Todo o projeto de reforma do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia e entorno atende às normas de acessibilidade previstas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Localizado no coração da cidade, o Parque do Bom Menino foi inaugurado em 1969 e ocupa uma área de mais de 48,8 mil m². A requalificação visa organizar e estruturar estes espaços urbanos, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da sua socialização.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras, ao qual integra a requalificação do Parque do Bom Menino e da Praça da Bíblia, inclui também a reforma de outros espaços importantes da região central de São Luís, entre estes estão a Fonte das Pedras e a manutenção da Fonte do Ribeirão, já iniciadas; a construção dos mercados do São Francisco, Cohab e Coradinho; e a reforma completa do Mercado das Tulhas, na Praia Grande. Localizado no Centro Histórico da capital.

O São Luís em Obras inclui, ainda, a requalificação da Praça da Saudade, Praça da Misericórdia e entorno; intervenções viárias em diferentes pontos da cidade, entre outros. As obras do novo programa da Prefeitura de São Luís incluem serviços de pavimentação e drenagem por toda a cidade, ampliando os investimentos já realizados pela gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria da infraestrutura da capital.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.