×

Publicidade

São Luís

Feira do Livro tem programação especial para celebrar o Dia das Crianças

Esta 13ª edição, planejada pela gestão do prefeito Edivaldo, promove atividades exclusivamente voltadas ao estímulo à leitura das crianças

Feira do Livro de São Luís tem programação especial para celebrar o Dia das Crianças.

A Feira do Livro de São Luís (FeliS) terá uma programação especial para o Dia das Crianças, neste sábado (12), com contação de histórias, sessões de cinema, leituras, oficinas, encontro com escritores infantis e outras atividades. Esta 13ª edição do evento, que ocorre até o dia 20 de outubro e tem programadas mais de 600 atividades gratuitas, está sendo realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior no Multicenter Sebrae desde sexta-feria (11). Foram convidados mais de 100 autores e a previsão é de um público superior a 160 mil pessoas.

“Este é um dos eventos mais importantes do calendário cultural da cidade e a nossa gestão dedicou uma parte da programação para propiciar às crianças momentos de lazer e também de aprendizagem a partir de atividades lúdicas e de estímulo à leitura por entendermos que este público deve ser priorizado e receber toda a atenção para que se tornem adultos leitores e cidadãos conscientes”, declarou o prefeito Edivaldo.

Para o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa, as crianças têm, no evento, espaço privilegiado. “A Feira é um espaço de estímulo à leitura e fomento à literatura, um grande momento de festa também para as crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, que terão espaços e atividades especiais. É ainda uma forma de valorizar os profissionais da rede, que vão poder mostrar seus estudos e trabalhos desenvolvidos”, disse.

Continua após a Publicidade

Feira do Livro de São Luís tem programação especial para celebrar o Dia das Crianças.

PROGRAMAÇÃO

O cinema terá espaço consolidado na Feira com o Cine FeliS, que terá duas salas com ambientes para projeção de curtas infantis e documentários. Na programação deste sábado, as sessões de curta-metragens terão início às 14h. Logo em seguida, às 16h, está programada a exibição do filme “A história da cabra – queijo de cabra”, do diretor Jan Tománek, com 83 minutos de duração e classificação etária a partir de 4 anos de idade. Às 17h30 será a vez do filme “Wickie e o tesouro dos deuses”, do diretor Christian Ditter, com 96 minutos de duração e classificação a partir de 6 anos de idade.

Há também o Palco FeliS, localizado na área do espaço infantil para contações de histórias, espetáculos, recitais de poesias, entre outras atividades. “Vamos ter contação de histórias e outras atividades, com a presença de escritores de livros infantis como Wilson Marques, Anísia Nascimento e Márcio Henrique Almeida, entre outros”, adiantou a coordenadora da FeliS, Rita Oliveira.

Feira do Livro de São Luís tem programação especial para celebrar o Dia das Crianças.

A 13ª FeliS terá também os espaços infantis Sesc de Leituras e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com três carros biblioteca. No Espaço Semed I, neste sábado (12), está programada sessões de contação de histórias das 15h às 17h e outras atividades lúdicas como a “Caixa mágica de cantigas” e oficina de mini livros.

No Espaço Semed II está prevista, a partir das 15h, as oficinas Filtrando Sonhos, Origami (Centro Ozaca) e Mandala. Às 18h está programada apresentação de teatro dança com Júlia Emília. No Carro Biblioteca II, das 15h às 20h, atividades de jogos e brincadeiras como amarelinha, dama, jogo da velha, dominó e jogo da memória, além de visitação às demais instalações do carro.

Uma das novidades da 13ª FeliS será o Espaço Rede Pontos de Leitura, um ambiente com programação infantil e relatos de experiências exitosas na área da leitura. Outra novidade é o Espaço Sensorial, que oferece uma série de atividades que permite aos visitantes entender um pouco do universo das pessoas com deficiências.

Feira do Livro de São Luís tem programação especial para celebrar o Dia das Crianças.

FEIRA

Considerada um dos maiores eventos culturais e de fomento à leitura do Maranhão, a FeliS deste ano vem com o tema “O Brasil atemporal na obra de Aluísio Azevedo”, destacando vida e obra do caricaturista, jornalista, romancista e diplomata ludovicense, maior representante do naturalismo na literatura brasileira e autor de obras como “O Mulato”, “O Cortiço” e muitas outras.

A Feira do Livro de São Luís é uma promoção da Prefeitura e já se consolidou no calendário cultural da cidade. A Felis tem o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Sesi, Governo do Maranhão, Vale, Associação dos Livreiros do Estado Maranhão (Alem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Academia Maranhense e Ludovicense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Gasmar e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A programação da Feira do Livro de São Luís, que pode ser encontrada no site www.feiradolivrodesaoluis.com.br, é toda gratuita e as atividades acontecerão das 10h às 22h.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.