×

Publicidade

São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo realiza Dia D de vacinação contra o sarampo

A estratégia para alcançar o público-alvo da campanha de combate ao sarampo faz parte do trabalho preventivo que vem sendo realizado na área da saúde pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior; além dos postos de saúde vacina também foi ...

Prefeitura de São Luís realiza Dia D de vacinação contra o sarampo e público comparece aos postos de saúde

Com o Dia D promovido pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, a população compareceu aos 62 postos disponibilizados pela rede municipal de Saúde neste sábado (19) para a vacinação contra o sarampo. Em alguns locais, desde às 8h, era possível ver grande movimentação de pais ou responsáveis com crianças de seis meses a menores de 5 anos, público-alvo da campanha nesta fase. A vacinação nos postos de saúde prosseguiu até o meio-dia. Também no sábado, no período da tarde, a vacinação esteve disponível em shoppings da capital.

O prefeito Edivaldo destaca os esforços que a gestão municipal tem realizado na área da atenção básica e da prevenção. “A saúde preventiva tem sido um dos focos da nossa gestão. Por isso, ações de promoção e proteção da saúde têm sido uma das nossas estratégias para garantir à população melhoria da qualidade de vida, redução de doenças e riscos à saúde da população ludovicense”, diz o gestor municipal.

No Centro de Saúde do Bairro de Fátima, ao lado do Viva, às 7h45 de hoje (19) já havia pessoas em busca das vacinas. A dona-de-casa Lindinalva Farias, de 43 anos, esteve com os seus filhos de 10 e 4 anos de idade para receber as doses. “Como preciso fazer as minhas coisas em casa, então decidi vir logo”, afirmou. Ela foi a primeira pessoa atendida no local. Apenas o jovem Lucas, de 4 anos, precisou receber reforço da vacina.

Continua após a Publicidade

Presente à unidade do Bairro de Fátima, o secretário titular de Saúde de São Luís, Lula Fylho, orientou a população. “É imprescindível a apresentação da carteira de vacinação, já que é a peça orientadora dos nossos profissionais para se saber se aquela criança já tomou ou não o reforço da vacina”, disse.

Prefeitura de São Luís realiza Dia D de vacinação contra o sarampo e público comparece aos postos de saúde

O gestor aproveitou a ocasião para esclarecer que nem todas as crianças precisam tomar a vacina. “Quem já tomou ou recebeu o reforço, neste caso, não precisa tomar. É importante esclarecer que se trata de uma vacina da rotina das nossas unidades. Ou seja, apesar do Dia D, a tríplice viral está em nossas unidades mesmo fora do período da campanha”, ressaltou.

Até sexta-feira (18), antes do Dia D, das 12.835 crianças que compõem o público-alvo, 6.510 compareceram aos postos de saúde. E destas, 3.070 precisaram receber a dose contra o sarampo. À tarde, ainda no sábado (19), os postos volantes situados nos shoppings da Ilha (no Ipase), São Luís (no Jaracati) e Rio Anil (no Turu) receberam entre às 15h e às 19h interessados em proteger as suas crianças.

O Dia D é resultado de uma grande mobilização da Prefeitura de São Luís. Todos os servidores da Saúde se envolvem na ação em prol da população. Como há pessoas que, durante a semana, não tem tempo de vacinar seus filhos, o poder público facilita a vida dos cidadãos ofertando um serviço importante nesta data.

Prefeitura de São Luís realiza Dia D de vacinação contra o sarampo e público comparece aos postos de saúde

A primeira fase da campanha campanha, que chama para vacinar as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, acontece até o dia 25 deste mês. Em novembro, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS), será a vez de proteger os adultos entre 20 e 29 anos de idade. A campanha acontecerá entre os dias 18 e 30 do referido mês.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.