×

Publicidade

São Luís

Gestão Edivaldo mostra resultados positivos no turístico de São Luís

Encontro reuniu empresários e instituições ligadas ao turismo na capital; na ocasião, foram apresentados dados positivos a partir de pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo no Maranhão

Resultados positivos no setor turístico da capital, mostrados por meio de pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo no Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, foi um do temas apresentados nesta quarta-feira (22), em mais uma edição do “Café com Trade”, iniciativa promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O evento, realizado no Centro Cultural do Ministério Público, reuniu empresários e instituições ligadas ao setor turístico na capital maranhense para apresentar um balanço das ações municipais na área, no último semestre, e também receber sugestões sobre possíveis iniciativas de fomento do turismo local.

Na ocasião, a titular da Setur, Socorro Araújo, apresentou dados positivos da pesquisa divulgada pelo Observatório do Turismo no Maranhão, acerca de alguns aspectos relativos às impressões dos visitantes sobre os eventos culturais e pontos turísticos da capital. Entre eles, a constatação de que 90% dos que visitaram a cidade durante o Carnaval aprovaram a estadia na cidade, resultado dos investimentos realizados nos segmentos variados como cultura, turismo e segurança. Ainda sobre o Carnaval, a pesquisa revela que 82,5% do público recomendaria a folia em São Luís para outras pessoas e pretende voltar novamente à capital nesse período.

“Muitas das idéias, ações, projetos e programas de fomento ao turismo local são idealizadas e discutidas aqui, nas edições do ‘Café com Trade’. Por isso é também salutar que prestemos conta dos resultados obtidos dessas iniciativas. O prefeito Edivaldo tem o evento como uma ferramenta democrática em favor do desenvolvimento do turismo local, no qual todos os segmentos envolvimento são ouvidos e consultados”, observou Socorro Araújo.

Continua após a Publicidade

Outro dado positivo apresentado pela secretária no evento, obtido também por meio da pesquisa feita pelo Observatório do Turismo do Maranhão, é com relação ao aumento do número de visitações ao Complexo Deodoro, que aparece entre os destaques na resposta dos turistas sobre visitação a locais turísticos da capital. O complexo Deodoro, antes esquecido e fora do roteiro de passeios, é, atualmente, um dos pontos mais frequentados, depois do Centro Histórico e das praias. O aumento do movimento no local é resultado das obras de revitalização entregues em dezembro passado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Ainda com relação aos lugares visitados, os entrevistados foram mais às praias (30%) e ao Centro Histórico (28%). Logo em seguida vem a Praça Deodoro (15%) e o Espigão (9%). 78% deles são do próprio Nordeste, 12% do Norte, 6% do Sudeste e 4% do Sul do Brasil. A mesma sondagem aponta que a experiência de visita a São Luís superou o índice de 88% positivo para os turistas entrevistados.

Socorro Araújo destacou ainda, na sua explanação, os eventos Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro do Reggae, Férias Culturais e Conheça São Luís, todos criados na gestão do prefeito Edivaldo para enaltecer a cultura local, como iniciativas que ajudaram a consolidar a importância histórica e cultural de São Luís como cidade patrimônio cultural da humanidade. Os eventos, segundo a gestora do turismo, contribuíram fortemente para que os visitantes conhecessem melhor a história, as lendas e hábitos de São Luís, e também para que os moradores da Ilha capital tivessem maior sentimento de pertencimento sobre a cidade em que vivem. Os projetos foram consagrados na última temporada pela grande participação popular.

Também presente ao evento, o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, destacou o evento como uma iniciativa importante para o sucesso de uma área tão essencial como é o turismo, principalmente para uma cidade como São Luís que é patrimônio cultural da humanidade. “O diálogo, com certeza, é sempre o passo mais importante para a concretização de qualquer projeto. E é isso o que se faz aqui, para estreitarmos as relações entre todos os segmentos que buscam melhorias para o setor. O Governo do Estado, que já é parceiro da Prefeitura de São Luís em muitas ações, não poderia ficar fora dessa iniciativa aqui também, para dar sua contribuição e colaborar em todo o processo de discussão em favor do crescimento do turismo do Maranhão e da capital”, disse o gestor estadual do Turismo.

CENTRO CULTURAL

Nesta edição do “Café com Trade”, foi apresentado o Centro Cultural do Ministério Público como mais uma opção para eventos em São Luís. Na ocasião, o diretor de Planejamento e Gestão do Ministério Público, Raimundo Nonato Leite Filho, que representou o órgão no evento, falou da importância de promover o diálogo entre os segmentos afins ao turismo.

“É fundamental que todas as instituições se unam em favor das políticas públicas que promovam o desenvolvimento da cidade. E o Ministério Público pode dar a sua parcela de contribuição e fazer parte dessas discussões que contribuem com o bem-estar da cidade e da população”, pontuou.

Representando a Sindicato de Bares e Restaurantes do Maranhão, o presidente do órgão, Francisco Neto, destacou a relevância das discussões apresentadas no “Café com Trade”. “É de extrema importância para todos nós do trade turístico local fazermos parte de todo o processo de discussão sobre o que é importante para o setor e para a cidade. Isso se consegue ouvindo todas as expertises, para avaliar e poder opinar sobre as questões apresentadas. O poder público não tem como trabalhar sozinho, é necessário a aproximação e o diálogo com todos os segmentos para o desenvolvimento de ações que em prol do turismo de negócio, de aventura, religioso, entre outros segmentos turísticos de grande valor para a cidade”, disse.

No evento, a diretora da Taguatur Turismo, também considera importante o diálogo promovido pelo “Café com Trade”. “Esses encontros nos oportuniza trocar idéias, dar sugestões, observar as experiências exitosas e contribuir com todo o processo com vistas ao desenvolvimento da indústria turística local”, concluiu.

Participaram ainda do evento, o gerente da Unidade do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga; a representante do Senac-MA, Gabriela Saraiva, entre outros representantes de órgãos de fomento do setor turístico na capital.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.