×

Publicidade

São Luís

Praças de São Luís se transformam em espaços para atividades populares

Sempre fez parte da cultura de São Luís a reunião em praças públicas, seja para atividades de esporte e lazer ou, simplesmente, para encontro de amigos. Com o tempo, entretanto, esse hábito foi desaparecendo, mas agora, com a revitalização de espaços em diversos bairros da capital, os moradores estão retomando essa prática.

Nas praças Amendoeiras (Jardim América), Mururu (Coroado), São João Batista (Mocajutuba) e Maria Domingas Lima Silva (Quebra Pote), por exemplo, os moradores têm utilizado os finais de semana para aproveitar os novos espaços públicos que foram revitalizados pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com as prefeituras de São Luís e Paço do Lumiar. “São locais diferenciados, que estão fazendo com que os moradores desfrutem de momentos de lazer com segurança”, ressalta o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Para garantir a conservação destes espaços públicos foram formados Comitês Gestores, compostos por moradores dos próprios bairros. Esses representantes têm a responsabilidade, também, de organizar os eventos no local, de forma que todos os moradores possam usufruir do espaço. Um exemplo foi o dia de lazer promovido para comemorar o Dia das Crianças. “Têm sido momentos muito agradáveis, pois podemos ver o envolvimento das famílias em datas comemorativas, principalmente, como agora no Dia das Crianças”, revela a assistente social, Lecília Figueiredo, membro do Comitê Gestor da Praça das Amendoeiras. Ela acrescenta que os moradores também partilham da experiência de preservar o local. “Há uma ação que chamamos ‘Cuidando da Praça’, na qual as pessoas participam como podem, seja limpando, regando as plantas ou fazendo algum pequeno reparo”.

Continua após a Publicidade

Na Praça São João Batista (Mocajutuba), entregue recentemente, o envolvimento dos moradores é semelhante. Lá, além da Praça, há a Quadra Poliesportiva José de Ribamar Tiri. “Tem sido uma experiência desafiadora, mas muito gratificante, pois todos passam a entender o espaço como seu e isso faz com que se torne prazeroso cuidar de tudo”, revela o servidor público e coordenador do Comitê Gestor, Antonival Garcês.

Sobre os Comitês
Atualmente, existem 15 Comitês Gestores e outros estão em processo de criação. Os já formados são:
1º Praça da Amendoeira (Jardim América);
2º Praça Dom Luís (Bacanga);
3º Praça Ferreira Gullar (Ilhinha);
4º Praça da Avenida José (Jardim América);
5º Praça de Alimentação da Avenida Litorânea;
6º Praça Maria Domingas Silva Lima (Quebra Pote);
7º Praça da Vila Esperança (BR);
8º Praça das Margaridas (Vila Bacanga);
9º Praça Dr. Odorico Amaral de Mattos (Caratatiua);
10º Praça São João Batista e Quadra Poliesportiva José de Ribamar Tiri (Mocajutuba);
11° Praça Mururu (Coroado);
12° Praça Vitória da Conquista e Quadra Poliesportiva Três Amigos (Coquilho);
13° Feira Vicente Fialho (Vicente Fialho);
14° Praça Marechal Rondon (Outeiro da Cruz);
15° Feira da Avenida José (Jardim América).

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.