×

Publicidade

São Luís

Prefeito Eduardo Braide acompanha serviços do programa Asfalto Novo na Zona Rural

 

O prefeito Eduardo Braide acompanhou, na manhã deste sábado (4), as ações do programa Asfalto Novo em execução nas comunidades Cajupary, Cajupe e Vila Romário, ambas localizadas na Zona Rural de São Luís. Na primeira, os operários estão concluindo o processo de terraplanagem para que possa ser iniciada, nos próximos dias, a implantação dos quase 5 km de pavimentação. Já na segunda, o serviço será iniciado tão logo seja finalizado o processo de imprimação da nova camada asfáltica na vizinha Vila Romário, que já é motivo de satisfação e felicidade para os moradores.

“Voltamos a Cajupary neste sábado para acompanhar o andamento das ações que antecedem a implantação do asfalto novo na região, que já é esperado há anos pelos moradores. Logo, logo a realidade será totalmente diferente, e tanto quem reside aqui, como quem reside no Andiroba, terá mais qualidade de vida e mobilidade. Quanto ao Cajupe, o asfalto novo chegará tão logo seja finalizado o processo de imprimação da nova pavimentação da Vila Romário, que já está sendo festejada pelos moradores”, disse o prefeito Eduardo Braide, que foi recebido nesta última comunidade em clima de festejo.

Continua após a Publicidade

Cajupary

Na Estrado do Cajupary, importante ligação com a comunidade Andiroba, os operários já concluíram, praticamente, todo o processo de preparação da base para receber o asfalto, que consiste no serviço de terraplanagem. Já nos próximos dias eles devem iniciar a implantação da nova pavimentação, o que vai dar fim à poeira e ao lamaçal que costumava se transformar a estrada quando chovia.

A obra na localidade é fruto de uma emenda parlamentar de R$ 2,8 milhões destinada em 2020 pelo então deputado federal Eduardo Braide – hoje prefeito de São Luís. No total, quase 5 km de asfalto novo serão implantados, facilitando a mobilidade e o escoamento de tudo o que é produzido na região para a zona urbana da capital. Os serviços estão sendo executados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) – órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, do Governo Federal – e coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Cajupe

Ao deixar a comunidade Cajupary, o prefeito Eduardo Braide seguiu para o Cajupe, onde conversou com os moradores e garantiu o início das ações do Asfalto Novo na localidade tão logo os operários concluam a obra na Vila Romário. “Assim que as máquinas terminarem a implantação do asfalto lá, elas virão direto para cá, para iniciar as obras e proporcionar ainda mais qualidade de vida para todos”, assegurou o prefeito de São Luís.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deverá ser implantado cerca de 1 km de asfalto em toda a Avenida Litorânea, a principal do Cajupe, além de outras ruas importantes para a fluidez do trânsito local. Ao final do asfalto, será executado serviço de drenagem superficial, ou seja, a construção de meio-fio e sarjetas para melhorar o escoamento das águas da chuva e garantir mais vida útil ao pavimento.

“É um sonho para todos nós a chegada desse asfalto. Eu sempre disse para os vizinhos que esse dia poderia custar, mas que em algum momento ele iria chegar. E chegou. Por isso, só temos a agradecer ao prefeito Eduardo Braide por nos enxergar, por enxergar a zona rural e tentar fazer dela um lugar bom para se viver”, disse o idoso José Isaac Saraiva, de 69 anos.

Vila Romário

Após visitar as comunidades Cajupary e Cajupe, o prefeito Eduardo Braide seguiu para a Vila Romário e acompanhou o processo de imprimação do asfalto novo pela região, que contempla uma extensão de vias correspondentes a cerca de 500 metros. Assim como nas demais, os operários também realizarão, ao término da imprimação, a construção de meio-fio e sarjetas com o mesmo objetivo: evitar alagamentos e proporcionar mais vida útil ao novo pavimento asfáltico.

“Seguimos trabalhando conforme orientação do prefeito Eduardo Braide, que tem um cuidado especial para com a população da zona rural de São Luís. No Cajupary os serviços já foram iniciados e estão seguindo conforme o cronograma. No Cajupe, já na próxima semana daremos início às ações, que dependem da conclusão do asfaltamento não Vila Romário, o que já está próximo do fim. O nosso objetivo continua sendo proporcionar mais qualidade de vida para todos e assim faremos”, finalizou o titular da Semosp, David Col Debella.

Sobre o Asfalto Novo

Nesta primeira etapa do programa Asfalto Novo serão implantados mais de 80 km de pavimentação em ruas e avenidas de São Luís, notadamente nos bairros da zona rural, melhorando consideravelmente a mobilidade urbana das vias entre as comunidades, garantindo segurança no tráfego e facilitando o acesso de veículos usados na prestação de serviços públicos essenciais como a coleta dos resíduos sólidos, forças de segurança pública e de salvamento.

O programa foi lançado pelo prefeito Eduardo Braide em agosto deste ano, tendo sido o bairro Nova República, na Zona Rural de São Luís, o primeiro beneficiado com a nova pavimentação. Por lá, as ruas que estavam tomadas por buracos receberam novo asfalto, melhorando a mobilidade e acessibilidade dos moradores e de quem mais trafega pela região.

 

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.