×

Publicidade

São Luís

Prefeito estende ações de infraestrutura no Fumacê com início de nova frente de drenagem

Comunidade que está sendo beneficiada com a construção de uma ponte que liga o bairro ao Anjo da Guarda e obras de drenagem profunda na Avenida Vaticano, recebe agora a galeria coberta na Rua do Grêmio

Prefeito Edivaldo estende ações de infraestrutura no Fumacê com início de nova frente de drenagem profunda

O prefeito Edivaldo Holanda Junior abriu mais uma frente de obra no bairro Fumacê, localizado na área Itaqui-Bacanga, um dos polos mais populosos da capital. Desta vez, equipes do programa São Luís em Obras trabalham na construção de uma rede de drenagem profunda na Rua do Grêmio. A obra vai resolver problemas como o alagamento no período chuvoso e possibilitar mais acessibilidade aos moradores que atualmente se arriscam em pontes improvisadas. O prefeito acompanhou o início dos trabalhos em vistoria ao local na manhã desta sexta-feira (10). No bairro, também estão em andamento a construção de uma ponte de concreto e obras de drenagem profunda na Avenida Vaticano.Vias do bairro também receberão asfalto novo.

“A nossa gestão tem cumprido com o compromisso que firmamos com a comunidade para resolver problemas históricos de alagamentos em muitos pontos da capital. Hoje estamos dando mais um passo com mais esta obra aqui no Fumacê, que soma-se a outras que estamos realizando no bairro como a construção da ponte de concreto que vai ligar a comunidade ao Anjo da Guarda e de outra galeria de drenagem profunda na Avenida Vaticano para, posteriormente, fazermos o asfaltamento das vias. Com estas obras, vamos propiciar à população condições dignas de mobilidade e trafegabilidade, em muitos casos, estamos urbanizando ruas que nunca tinham sido beneficiadas com ações estruturantes como estas”, destacou o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e do secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

O prefeito destacou ainda que assim como o Fumacê, mais de mil bairros da capital estão sendo contemplados com ações do São Luís em Obras. Entre as frentes de trabalho executadas por meio do programa estão ainda reforma e reconstrução de dez mercados, construção e reforma de mais de 80 praças, reformas de unidades de saúde e de unidades de ensino e construção de Ecopontos, entre outras.

Continua após a Publicidade

As intervenções da Prefeitura de São Luís transformaram o bairro em um verdadeiro canteiro de obras. Na Rua do Grêmio, no bairro Fumacê, a obra de drenagem profunda terá 150 metros de extensão de galeria de concreto, medindo 2 metros de altura por 1,5 metro de largura (2m x 1,5m).

“Esta é uma vala a céu aberto que transborda sempre que chove. O esgoto escorre livremente das casas. Já é hora, sim, de construir um canal decente nesta rua para resolver este problema”, disse Aldenora Vasconcelos, moradora da Rua São Benedito. Na referida rua, as equipes da Prefeitura já realizaram as primeiras ações de limpeza e desobstrução do canal e também já iniciaram a construções das paredes laterais, feitas de blocos de concreto.

Uma das moradoras da Rua São Benedito que mais enfrentam dificuldades por causa da vala a céu aberto é Ruth Anne Vieira Rodrigues, de 35 anos de idade, residente no local há 5 anos. Ela tem um filho cadeirante, de 13 anos de idade, que precisa ser levado frequentemente à fisioterapia, entre outras atividades necessárias ao seu bem-estar. O estado atual da rua, entretanto, não favorece a locomoção do jovem.

“É difícil conviver com esta vala. Quando temos que sair com o meu filho, é preciso carregá-lo no colo para atravessar a vala, por que na cadeira de rodas não dá para atravessar o canal e as pontes estreitinhas que o pessoal tinha improvisado por aqui. Espero que, com esta obra, a gente possa ter esse problema resolvido”, ponderou Ruth Rodrigues.

O vice-prefeito Julio Pinheiro acompanhou a visita às obras de infraestrutura no Fumacê. “É um sonho dos moradores desta rua, que também é conhecida como Rua do Riacho, na transição do bairro Fumacê para o Anjo da Guarda. Originalmente este local era um riacho de águas cristalinas, mas que agora está muito poluído por causa do esgoto e do lixo. As casas foram sendo construídas à margem deste esgoto e, portanto, atendendo a um demanda da comunidade, a gestão do prefeito Edivaldo está realizando esta obra ampla de urbanização de toda a área, com uma galeria subterrânea e outras ações”, explicou Julio Pinheiro.

As ações no Fumacê estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “Na realidade, atualmente, trata-se de uma vala de esgoto a céu aberto, ou seja, não existe rua propriamente dita. Este é um dos pontos de mais baixa altitude da região, para onde converge o fluxo pluvial e de esgoto. Por isto, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, dentro do programa São Luís em Obras, estamos trazendo urbanização completa para esta localidade, que passará, de fato, a ser uma rua. Esta é a nossa finalidade, que é dar qualidade de vida para os moradores”, ressaltou Antonio Araújo.

A construção de galerias de drenagem profunda está acontecendo, simultaneamente, no Fumacê e também na região do bairro Santa Bárbara, na Divinéia e no Tibiri, entre outras localidades. As ações estão transformando a realidade de vários pontos da cidade.

MAIS AÇÕES

A Prefeitura está construindo, ainda, no bairro Fumacê, uma ponte de concreto armado com 10 metros de comprimento, ligando a Rua Dr. Salomão com a Avenida Polinésia. No local já foi feita a cravação das 16 estacas de concreto para a sustentação das demais estruturas da ponte. Nesta semana, as equipes da Prefeitura estão trabalhando nos preparativos para a construção da pré-laje.

Paralelamente à construção da ponte, a Prefeitura está implantando 160 metros de galerias duplas de drenagem profunda na Avenida Vaticano e mais 130 metros de galerias simples na Rua do Entroncamento, nas proximidades da Avenida Polinésia.

Na Avenida Vaticano, as fundações da galeria já foram concluídas, feitas de concreto armado. Atualmente, as equipes da Prefeitura estão trabalhando na construção das paredes de alvenaria, em blocos de concreto. A galeria vai servir para conduzir o fluxo da enxurrada para uma área desabitada da região, em direção a córregos e mangues.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A construção de novos sistemas de drenagem profunda e superficial integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e também da zona rural da cidade, implantada pelo prefeito Edivaldo, por meio do programa São Luís em Obras, que tem avançado por toda a capital com centenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, além de já ter executado mais de 200 km de pavimentação em diversas regiões da capital, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.