×

Publicidade

São Luís

Prefeito inicia obras de pavimentação no Itaqui-Bacanga ampliando investimentos

Prefeito Edivaldo inicia obras de pavimentação no Itaqui-Bacanga ampliando investimentos na região.

O prefeito Edivaldo Holanda Junior lançou, nesta sexta-feira (22), as obras de asfaltamento na região Itaqui-Bacanga. Os serviços começaram pela Vila Bacanga, mas o prefeito Edivaldo já confirmou que diversos bairros da região serão contemplados com ações do São Luís em Obras. Além do asfaltamento, a região está recebendo outros serviços por meio do programa. Com isso, a gestão do prefeito Edivaldo amplia seus investimentos na infraestrutura e urbanização da região. Como tem ocorrido em todos os bairros onde as obras estão sendo executados, os serviços foram recebidos com alegria pela população.

Os investimentos na região Itaqui-Bacanga se somam à ampliação da infraestrutura urbana de São Luís que está sendo feita por meio do programa São Luís em Obras. Somente no eixo de asfaltamento, os serviços alcançaram os bairros Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil, Bequimão, polo Cohatrac (Cohatrac 1, 2, 3 e 4, Planalto Anil II e Parque Aurora), Cohab (Conjunto Jardim de Fátima e Cohab Anil), Cohajap, Bela Vista, São Francisco, Ilhinha, Alemanha, Ipase e Avenida Guajajaras. Também estão em execução reformas de unidades de saúde, escolas, mercados, praças, equipamentos sociais entre outros serviços em diversas regiões da cidade.

“Trabalhamos muito na área Itaqui-Bacanga desde minha primeira gestão, urbanizando diversos bairros que nunca haviam recebido serviços por parte da Prefeitura de São Luís. Somente no Residencial Paraíso, asfaltamos dezenas de ruas. Também construímos uma ponte na Vila Isabel que era aguardada pela comunidade há anos, entre muitos outros serviços executados nesta região. Agora estamos chegando com um novo pacote de obras de pavimentação que contemplarão diversos bairros entre outras melhorias de infraestrutura para melhorar a vida dos moradores da área”, disse o prefeito Edivaldo.

Continua após a Publicidade

O prefeito Edivaldo estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro, de secretários municipais, entre os quais o titular da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araujo, outras autoridades municipais e lideranças comunitárias. Ele destacou que o São Luís em Obras vai ampliar as ações de sua gestão em todas as regiões da cidade.

O vice-prefeito Julio Pinheiro também destacou a importância de levar mais serviços para a área Itaqui-Bacanga. “Esta é uma das regiões mais populosas de São Luís e o prefeito Edivaldo fez todo um planejamento para que, lançado o São Luís em Obras, nós pudéssemos alcançar o máximo de bairros da região, resolvendo problemas estruturais que são aguardados pela população há muitos anos. Então, a população pode ficar tranquila, pois há um esforço da gestão para trazer estes benefícios não apenas para a área Itaqui-Bacanga, mas para toda São Luís”, afirmou.

ÁREA ITAQUI-BACANGA

Na área Itaqui-Bacanga o asfaltamento começou pela Rua da União, na Vila Bacanga, primeiro bairro da área a ser contemplado com o eixo de pavimentação do São Luís em Obras. Serão cerca de três quilômetros de asfaltamento no bairro. As ações na região não abrangem apenas a implantação de novo asfalto nas vias danificadas. Também será feita a pavimentação em ruas e avenidas de bairros que nunca receberam nenhum tipo de urbanização.

O secretário Antonio Araújo informou que o asfaltamento trará diversos benefícios à população de toda a região. “Além de ser uma área muito populosa, a região Itaqui-Bacanga tem um comércio muito intenso, então, o asfaltamento vai favorecer esta atividade já que vai melhorar o tráfego da região. Além disso, muitos outros benefícios vão chegar como a melhoria da mobilidade, por isso, começamos pela Vila Bacanga, pois é o bairro de entrada de toda esta região”, disse.

Na região já estão em execução outras obras por meio do programa São Luís em Obras. Estão em andamento a reforma do Centro de Saúde Vila Bacanga, a construção do Ecoponto e Galpão de Triagem de materiais recicláveis Vila Isabel e a creche, também da Vila Isabel.

POPULAÇÃO EM FESTA

A população da região recebeu o prefeito Edivaldo com festa. O comerciante Osvaldo Leite de Araújo, mais conhecido como seu Vavá, decidiu organizar um churrasco para comemorar a chegada da nova pavimentação. “Estou muito feliz que o prefeito Edivaldo tenha trazido asfalto novo para nosso bairro, por isso, quero comemorar. A nossa rua não recebia este benefício há mais de 20 anos”, disse enquanto preparava a carne para o churrasco.

Manuel Vera Cruz Santos Lima disse que depois que os serviços forem concluídos a Vila Bacanga vai ficar de cara nova. “Nosso bairro vai ficar com um aspecto mais agradável, mais organizado, com esse asfalto. Eu agradeço muito ao prefeito Edivaldo por atender ao nosso pedido”, afirmou.

A dona de casa Lucinete Araújo mora na área Itaqui-Bacanga há 32 anos e já está na expectativa para o asfaltamento chegar ao seu bairro. “Eu achei ótimo que chegou a vez da nossa região, pois vai ser um benefício muito grande para toda a população. Temos ruas que estão muito esburacadas, precisando de novo asfalto. Começaram aqui na Vila Bacanga, mas o prefeito garantiu que vai chegar a vários outros bairros, incluindo o meu”, comentou.

MAIS INVESTIMENTOS

O programa São Luís em Obras está ampliando os investimentos da gestão do prefeito Edivaldo na infraestrutura urbana da capital. Na Vila Isabel, Itaqui-Bacanga, já foi realizado um amplo pacote de obras de urbanização com a realização da drenagem profunda, pavimentação asfáltica e construção de uma praça com academia ao ar livre na Rua Senador Pompeu. A rua é uma importante via que liga diversos bairros da região e por mais de 40 anos os moradores aguardavam a urbanização. Outra obra importante executada na Vila Isabel foi a construção da ponte de concreto da Rua do Comércio.

O Anjo da Guarda, Residencial Paraíso e a Gancharia, também na área Itaqui-Bacanga, estão entre os bairros da região que já receberam investimentos durante os sete anos da gestão Edivaldo. No Residencial Paraíso foram pavimentadas quase 80 vias.

A Prefeitura de São Luís entregou as obras de requalificação da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Orquídea Santos e da Unidade Integrada (U.I) Vila Embratel, ambas localizadas na Vila Embratel. As duas escolas foram entregues totalmente climatizadas.

Na saúde, o Hospital da Mulher, localizado no Anjo da Guarda, foi totalmente reestruturado. Em parceria com a Vale centros de saúde do distrito Itaqui-Bacanga foram beneficiados com novos equipamentos, materiais, capacitação de pessoal e implantação de sistema informatizado. Foram contempladas as unidades de saúde do Gapara, e os centros de Saúde Vila Nova e Clodomir Pinheiro.

Também foram entregues mais de 1.300 unidades habitacionais do Residencial Piancó I a IV, localizado na região Itaqui-Bacanga. As unidades fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.