×

Publicidade

São Luís

Prefeito inicia reformas das praças da Saudade e da Misericórdia, no Centro de São Luís

Serviços integram o programa São Luís em Obras, uma iniciativa do prefeito Edivaldo que já contabiliza dezenas de frentes de serviços em toda a cidade

Prefeito Edivaldo inicia reformas das praças da Saudade e da Misericórdia, no Centro de São Luís.

Por meio do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, mais duas frentes de trabalho foram iniciadas nesta semana: a reforma das praças da Misericórdia e da Saudade, importantes espaços do Centro Histórico da capital. A Ordem de Serviço para as reformas foi assinada pelo prefeito no início de dezembro e visam requalificar dois importantes cartões-postais que, ao longo dos anos, têm sofrido com sérios problemas de infraestrutura e urbanização.

“As praças da Misericórdia e da Saudade são logradouros que trazem parte da história de São Luís e que, com as reformas, terão resgatados sua beleza e o destaque entre os espaços públicos importantes do nosso Centro. Estamos com diversas frentes do São Luís em Obras em andamento, entre elas as requalificações de praças, locais nos quais a população pode conviver de maneira saudável, com o sentido de pertencimento da comunidade em relação aos equipamentos públicos”, declarou o prefeito Edivaldo.

Os projetos de reforma das praças visam organizar e estruturar os espaços urbanos, proporcionar a criação de condições para a sua apropriação não só pelos moradores, mas também por visitantes e turistas, por meio do lazer e da socialização. As reformas visam, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população através da execução de paisagismo, urbanização, iluminação, mobiliário urbano, construção e reforma de quiosques, serviços de drenagem, pavimentação e sinalização horizontal e vertical, acesso a transporte público e dando condições de acessibilidade universal, inclusive para pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e ciclistas.

Continua após a Publicidade

O titular da Secretaria Municipal Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, destacou que o início das obras nas praças marca um novo momento nos projetos de revitalização. “Agora poderemos acompanhar a materialização de um trabalho que envolveu tanto setores técnicos como sociais da Prefeitura. Foram meses de pesquisa e escuta da população. O que mais nos orgulha na revitalização das praças da Saudade e da Misericórdia é saber que cada cidadão poderá se sentir parte desses espaços de forma única, pois eles serão frutos dos anseios e sugestões dadas por cada um deles”, destacou.

Prefeito Edivaldo inicia reformas das praças da Saudade e da Misericórdia, no Centro de São Luís.

A Praça da Saudade está localizada em frente ao Cemitério do Gavião, bairro Madre Deus. A Praça da Misericórdia está situada Rua de Santa Rita, em frente ao Hospital Santa Casa da Misericórdia do Maranhão. Nestes locais já estão sendo instalados os tapumes para isolamento de área e, paralelamente, há profissionais do ramo de sociologia e assistência social conversando com os usuários dos logradouros, isto é, taxistas, vendedores ambulantes, pequenos comerciantes e moradores, informando detalhes das obras e das adequações a serem realizadas.

O taxista Weber Miranda Filho trabalha no Posto da Praça da Misericórdia há 38 anos e é morador da Rua da Misericórdia desde 1960. “A nossa preocupação, enquanto taxistas, é em relação a manter o posto funcionando, mas também queremos que o local seja recuperado, pois há muito tempo que há problemas aqui como vandalismo. Outras praças, depois que foram reformadas, passaram a ser ocupadas pela comunidade e isso afastou este tipo de problema e esperamos que aqui, na Praça da Misericórdia, se repita da mesma forma”, disse Weber.

Concomitantemente, na Praça da Saudade, também já foram realizados os trabalhos de contato com comerciantes e usuários, enquanto são construídos os tapumes. “O pessoal da construtora me explicou que todas as bancas vão ser remanejadas para uma rua da vizinhança enquanto a reforma estiver sendo feita. Esta praça precisa de manutenção faz muito tempo e eu acho que poderiam melhorar muito se colocassem aqui aqueles aparelhos de ginástica que têm em outras praças”, sugeriu Maria Antônia Rodrigues, que trabalha como atendente da Banca de Revistas da Saudade há mais de 40 anos.

Da Praça da Saudade serão removidas as barracas e quiosques. Os comerciantes serão instalados na Rua do Passeio, bem ao lado do Posto de Táxi que fica em frente ao Cemitério do Gavião.

Prefeito Edivaldo inicia reformas das praças da Saudade e da Misericórdia, no Centro de São Luís.

SAIBA MAIS

A Praça da Misericórdia fica em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia, tendo sido batizada, ainda no século XIX, como Largo do Hospital da Misericórdia, mas um decreto da Câmara Municipal, em 1894, mudou o nome para Praça Conselheiro Silva Maia. Já em 1903, alteraram para Praça da Caridade, mas ainda hoje o local é conhecido como Praça da Misericórdia.

A Praça da Saudade é conhecida pelo comércio de flores atraído pela sua proximidade com o Cemitério Gavião. As inúmeras reformas realizadas ao longo dos tempos alteraram substancialmente esta praça, inclusive suprimindo seu chafariz. A última reforma registrada remete ao ano de 1998.

SOBRE O SÃO LUÍS EM OBRAS

Desde o lançamento do programa São Luís em Obras, já foram abertas dezenas de frentes de serviços por toda a cidade contemplando as áreas de infraestrutura, educação, saúde, limpeza urbana, intervenções de trânsito e a reforma de praças e parques e de mercados, entre outras obras. Além das praças da Misericórdia e da Saudade, o programa já iniciou frentes de serviço no Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia e mais nove praças do Rio Anil.

O São Luís em Obras já contabiliza mais de 100 km de asfalto desde que iniciou os trabalhos, no segundo semestre de 2019 – entre obras concluídas ou em andamento – em ruas e avenidas da capital, como Vinhais, Cohama, Rio Anil, São Francisco, Ilhinha, Angelim, Bequimão, Vila Bacanga, Cohajap, Bela Vista, Alemanha, Ipase de Baixo, Filipinho, Av. Guajajaras, Cohatrac, Planalto Anil, Parque Aurora e outros.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.