×

Publicidade

São Luís

Prefeito vistoria obras de drenagem no Jardim São Cristóvão, com investimentos em infraestrutura

O prefeito esteve na região que está sendo construída a Ponte do Baixão e que nesta terça-feira (07) teve inicio a implantação da rede de drenagem profunda em mais uma etapa dos trabalhos que integram o programa São Luís em ...

Ainda em seu primeiro mandato, foi construída a ponte na Rua Professora Rosa, que liga a comunidade do Baixão ao bairro São Cristóvão.

A obra de construção da Ponte do Baixão, no Jardim São Cristóvão, entrou em uma nova etapa esta semana com a implantação da rede de drenagem profunda. O início dos trabalhos foi acompanhado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior que tem mantido uma agenda intensa de vistoria as mais de 200 obras que estão em execução, simultaneamente, na capital. Com o serviço de drenagem na região, realizado por meio do programa São Luís em Obras, a Prefeitura vai acabar com os alagamentos no bairro, melhorando a vida dos moradores. Os trabalhos ampliam os investimentos em infraestrutura que estão sendo feitos na região. Já está em ritmo acelerado a construção da Ponte do Baixão, um novo acesso viário que vai melhorar a mobilidade urbana na área.

Com isso, o Jardim São Cristóvão é mais um bairro que está recebendo serviços de urbanização para acabar com problemas enfrentados há décadas pela população. Durante a vistoria das obras de drenagem o prefeito Edivaldo foi recebido com carinho pela população.

“Estamos trabalhando em ritmo acelerado para solucionar os problemas que os moradores do Jardim São Cristóvão tiveram de enfrentar por muitos anos. Somada à construção da Ponte do Baixão, outra demanda histórica do bairro, começamos a executar a implantação do sistema de drenagem, que vai permitir sossego e mais qualidade de vida à população, já que por muito tempo teve de enfrentar alagamentos e outros transtornos decorrentes das chuvas. Este trabalho se soma às centenas de obras que estão sendo executadas de forma simultânea em todas as regiões da cidade para resolver problemas históricos de infraestrutura por meio do programa São Luís em Obras”, destacou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Júlio Pinheiro; e do secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo.

Continua após a Publicidade

Durante a vistoria, o vice-prefeito, Júlio Pinheiro, destacou a importância do programa São Luís em Obras. “É a primeira vez na história que nosso município recebe um volume tão grande de obras. Estamos solucionando problemas históricos e que já prejudicaram em muito a população. Por meio do programa São Luís em Obras, que está transformando a cidade, estamos alcançando regiões antes nunca visitadas pelo poder público e proporcionando qualidade de vida para a população em geral”, disse.

No Jardim São Cristóvão está em execução a implantação de rede de drenagem profunda de 1.5 km de extensão, com tubos de 1.000 milímetros. A construção do sistema de drenagem na região se dá em atendimento a uma situação que, por muitos anos, moradores do Jardim São Cristóvão têm sofrido. Os alagamentos impedem os moradores de transitarem pelas ruas do bairro, além de causar prejuízos materiais quando a água das chuvas invade as casas. Esta obra se dá em paralelo à construção da Ponte do Baixão, que segue conforme cronograma

“Quando estas obras forem finalizadas vamos transformar a realidade dos moradores desta região, que terão mais qualidade de vida e mais tranquilidade no seu dia a dia, pois terão mais mobilidade urbana com a nova ponte e não precisarão mais se preocupar com as chuvas. Todas estas obras que o prefeito Edivaldo está executando são fundamentais para o desenvolvimento urbano da cidade, mas também cumprem uma importante função social, que é levar uma vida mais digna à população”, afirmou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

EXPECTATIVA

No bairro, os moradores já estavam ansiosos pela entrega da Ponte do Baixão e ficaram ainda mais ao ver que a Prefeitura de São Luís também está executando a implantação da rede de drenagem. “Esperamos essa obra muito tempo. Infelizmente, durante esse período, vivemos algumas situações bastante complicadas, mas acredito que isso tudo agora é passado. Não tenho palavras para agradecer ao prefeito Edivaldo, que está realizando fortes investimentos em toda essa região do São Cristóvão”, destacou o cozinheiro José Lopes, 53 anos. De acordo com ele, a situação na localidade era crítica há, pelo menos, 20 anos, tempo em que ele reside ao bairro.

Bem como Lopes, quem também expressou profunda gratidão pelas intervenções realizadas no Jardim São Cristóvão foi a doméstica Soraya Silva, 50 anos. “Nasci e me criei nessa região. Conheço o bairro e acompanhei o crescimento dele, que se deu de forma muito acelerada, por isso parte de todos esses problemas que por anos tivemos de enfrentar. Mas, agora, graças ao prefeito Edivaldo, a vida está mudando para melhor. Para mim, ver a construção da Ponte do Baixão e do sistema de drenagem é a realização de um sonho, pois como muitos outros moradores eu fui uma das que perdeu parte do que tinha em casa durante um forte chuva anos atrás”, relembrou.


PONTE DO BAIXÃO

No momento, as obras de construção da Ponte do Baixão estão na fase de concretagem das peças de sustentação da laje, isto é, a pré-laje. A nova ponte vai permitir a melhoria do fluxo de veículos na região com a interligação da Avenida 02 e Paulo VI, garantido mais mobilidade para moradores e para quem trafega pela região da Cidade Operária/São Cristóvão e São Raimundo/São Cristóvão. A ponte está sendo construída no final da Avenida 02, onde a travessia sobre o trecho do Rio Paciência é feita por uma passarela improvisada construída há alguns anos pelos próprios moradores.

Para essa área, o projeto prevê uma ponte estruturada em concreto armado, com passeio nas duas laterais para garantir mais segurança aos moradores e quem transita pela região. A ponte terá 10 metros de extensão. Também será feito o asfaltamento das duas avenidas e outras vias do entorno e instalação de tubulação para o correto escoamento da água das chuvas.

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo. Ainda em seu primeiro mandato, foi construída a ponte na Rua Professora Rosa, que liga a comunidade do Baixão ao bairro São Cristóvão.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo, que tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, além de já ter executado em 2019 mais de 200 km de pavimentação em diversas regiões da capital, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.