×

Publicidade

São Luís

Prefeitura capacita agentes de endemias e comunitários com curso de português e oratória

Curso Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Oratória auxilia servidores para abordagem prática durante as visitas domiciliares

Prefeitura de São Luís retomará curso de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Oratória em 2020.

Promovido pela Prefeitura de São Luís, o curso Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Oratória voltado para agentes de endemias e comunitários da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), será retomado em 2020. Este ano, o cronograma de formação foi encerrado no dia 3 de dezembro, na Escola de Governo e Gestão Municipal de São Luís (EGGEM), no Renascença e, somente nesta última turma, 45 profissionais receberam orientações sobre o uso correto das regras de ortografia e concordância. A ação soma-se à política da gestão municipal de valorização dos servidores.

Além de consolidar o conteúdo voltado à língua, os profissionais também receberam reforço do uso da comunicação falada como ferramenta de abordagem prática durante as visitas domiciliares. Para 2020, a Superintendência de Educação em Saúde da Semus fará modificações no organograma de aulas, com o objetivo de ampliar as turmas e as horas de qualificação.

Prefeitura de São Luís retomará curso de Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa e Oratória em 2020.

Continua após a Publicidade

A primeira turma do ano que vem deve ser formada a partir de fevereiro. Em seguida, serão divulgados os horários e locais das aulas. “Não basta ter o conhecimento técnico. É preciso saber repassar a informação correta e da melhor forma possível. E no caso dos agentes, não é apenas necessário encaminhá-los aos bairros, por exemplo, para combater foco do mosquito. É preciso qualificá-los para que possam orientar a população da forma mais adequada, em prol da nossa saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho acrescentando que a ação segue orientação do prefeito Edivaldo.

Para a gestora da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), Janete Nakatami, a agenda soma-se ao conhecimento já adquirido pelos profissionais. “Todos são capazes de executar bem os seus trabalhos. O que fazemos é qualificar e incrementar ainda mais o dia a dia destes profissionais”, disse. Ao fim de cada turma, os capacitados recebem certificados.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.