×

Publicidade

São Luís

Prefeitura de São Luís inicia nova etapa do Programa de Aquisição de Alimentos

Desde 2015, o PAA contribui com a produção familiar agrícola, estimula o consumo de alimentos mais saudáveis e reforça a política de combate à extrema pobreza e insegurança alimentar implantada na gestão do prefeito Edivaldo

O PAA é uma das iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para combater a insegurança alimentar na capital.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), vai reunir na próxima semana agricultores familiares da capital para o evento de assinatura do Termo de Compromisso para fornecimento dos produtos hortifrutis, em mais uma etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação dará início à execução da quarta etapa do PAA (Proposta de Participação nº 000.005.818.21/2019), que começa em dezembro. A lista de produtores selecionados está disponível na sede da Semsa, situada à Rua Celso Magalhães, nº 18, no Centro e funciona das 8h às 18h. O PAA é uma das iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para combater a insegurança alimentar na capital.

“A cada nova fase do programa temos uma grande satisfação em saber que com esta iniciativa do prefeito Edivaldo estamos promovendo o trabalho, a renda e garantindo dignidade a quem fornece e quem recebe o alimento. E o programa tem essa função de estimular a nossa produção familiar agrícola e garantir alimentos de qualidade a quem precisa”, pontuou a titular da Semsa, Fatima Ribeiro. Além dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), nesta etapa serão atendidos ainda o Hospital Clementino Moura – Socorrão II e o Hospital da Criança.

O município assinou com o Governo Federal em 2013, o Termo de Adesão Misto do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade de Compra com Doação Simultânea, ou seja, compra diretamente do produtor e distribui gratuitamente às unidades recebedoras, conforme Resolução Nº 81, de 9 de abril de 2018, que dispõe acerca da destinação dos alimentos adquiridos com recursos do Programa de Aquisição de Alimentos.

Continua após a Publicidade

São adquiridos hortifrutis cultivados em polos agrícolas da Ilha localizados no Cinturão Verde, Matinha e Tajipuru e demais comunidades produtoras. Na lista de itens fornecidos estão abacaxi, abóbora, abobrinha, acerola, alface, banana (nanica e prata), batata doce, berinjela, caju, cebolinha, coco (d’água e seco), coentro, couve, farinha (de mandioca e d´água), feijão verde sem casca, limão, mamão (papaia e comum), maracujá, maxixe, mel de abelha, melancia, melão, milho, pepino, polpa (acerola, cajá, caju, goiaba e manga), quiabo, mandioca e vinagreira.

A distribuição dos alimentos é realizada pela Semsa, em parceria com a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) aos beneficiários inscritos em instituições socioassistenciais – que trabalham com populações em risco de segurança alimentar e nutricional. O PAA é um programa do Governo Federal, executado através do Termo de Adesão Misto com o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, para colaborar com o enfrentamento da fome e da extrema pobreza, ofertando alimento de qualidade e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.

Desde sua implantação, em 2015, o PAA vem contribuindo para fortalecer a produção familiar agrícola, estimular o consumo de alimentos mais saudáveis e reforçar a política de combate à extrema pobreza e à insegurança alimentar. O PAA já alcançou milhares de famílias com a distribuição de cestas de alimentos. Os recursos são do Governo Federal e a gestão do programa é do município de São Luís.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.