×

Publicidade

São Luís

Prefeitura entra na etapa de conclusão do sistema de drenagem do Parque do Bom Menino

O serviço é parte da obra de requalificação total do logradouro realizado por meio do programa São Luís em Obras, um iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior

Prefeitura de São Luís entra na etapa de conclusão do sistema de drenagem do Parque do Bom Menino.

As obras de requalificação do Parque do Bom Menino, na região central da cidade, seguem conforme o cronograma e avançam dentro do tempo estipulado pela Prefeitura de São Luís. Até o fim deste mês, a previsão é de que os serviços do novo sistema de drenagem sejam totalmente concluídos. A requalificação do parque integra o programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior que tem levado diversas frentes de trabalho como pavimentação de vias em diversos bairros da cidade, reforma de praças e outros logradouros públicos, além de mercados e unidades de saúde.

Nesta etapa da obra do Parque do Bom Menino, está sendo realizada a limpeza de toda a rede, parte integrante do sistema de drenagem, se estendendo até a Vala da Macaúba. Foram instalados 1.300 metros de rede de drenagem nova com diâmetros que variam de 400 mm a 1.000 mm, para assegurar a fruição das águas pluviais.

Segundo o secretário municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, todo projeto de drenagem foi concebido “para amortecer a contribuição das águas pluviais do parque e do seu entorno para a rede pública”. Para o secretário, responsável pela execução do conjunto de obras que compreende intervenções também na Praça da Bíblia, a drenagem é parte fundamente e foi uma das primeiras concepções do projeto.

Continua após a Publicidade

O projeto de requalificação do Parque do Bom Menino prevê ainda obras complementares como a construção e reforma de quiosques, quadras, campo de futebol, playground, banheiros, pórtico de entrada, mobiliário urbano (bicicletário, lixeiras, bancos); projetos de sistema viário, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, melhoria de acesso ao transporte público e promoção da acessibilidade universal.

O secretário Gustavo Marques explica que as intervenções no desenho urbanístico do parque permitiram com que houvesse redução no volume de água da drenagem. Isso ocorre pela realimentação do lençol freático por meio de 560 metros de biovaletas na parte interna do parque. Desta forma, será solucionado definitivamente os alagamentos pontuais que ocorriam no trecho próximo ao parque na avenida Alexandre de Moura, e nas imediações da praça da Bíblia, na avenida Kennedy. A ação também facilitará o acesso a toda a rede para a manutenção futura do sistema.

Considerando que os serviços de drenagem do município são de responsabilidade da Prefeitura, as intervenções realizadas na região estão sendo acompanhadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Prefeitura de São Luís entra na etapa de conclusão do sistema de drenagem do Parque do Bom Menino.

REQUALIFICAÇÃO

As obras de requalificação do Parque do Bom Menino foram iniciadas ano passado no mês de setembro e seguem de acordo com o cronograma de execução. Depois de concluídas as obras de requalificação, a unidade de conservação ambiental do centro da cidade apresentará um novo desenho urbanístico, de paisagismo, além de iluminação eficiente e equipamentos de desporto e administrativos adequados para pleno atendimento do público.

Com mais de 50 anos de existência, o Parque do Bom Menino está localizado no perímetro urbano da cidade, ocupando uma área de 48.851,53 metros quadrados.

Os serviços de requalificação têm como foco dar nova organicidade urbana a espaço tradicionais da cidade, promovendo melhor utilização pelo público visitante. Durante a realização dos serviços, o parque tem mantido o atendimento ao público diariamente para atividades de desporto e lazer.

PROGRAMA

O programa São Luís em Obras está mudando o cenário urbanístico em diversas áreas da capital. Somente no Centro estão sendo reformados, além do Parque do Bom Menino e Praça da Bíblia, as praças da Misericórdia e da Saudade e já foi entregue a Fonte das Pedras totalmente requalificada. Estão em andamento a construção de ecopontos, galpões de triagem de materiais recicláveis, reformas de escolas, unidades de saúde e mercados, reforma de equipamentos sociais, requalificação de praças e outros espaços públicos entre muitos outros serviços que ainda serão iniciados em 2020. Em toda a cidade estão sendo feitas obras de pavimentação que já alcançam mais de 200 quilômetros – entre executadas e em execução.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.