×

Publicidade

São Luís

Prefeitura executa ação para nivelamento de bueiros nas principais vias de São Luís

 

Em uma ação inédita, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início, na terça-feira (20), ao nivelamento de bueiros nas principais ruas e avenidas da cidade com o objetivo de melhorar a trafegabilidade e garantir segurança aos condutores. A intervenção, que segue orientação do prefeito Eduardo Braide, vai solucionar uma queixa antiga de quem já contabilizou prejuízos ao cair em um desses buracos formados pelo desnível da tampa em relação ao asfalto.

“Essa ação se dá em atendimento a uma demanda muito antiga da população. Com o nivelamento dos poços de visita, ou seja, dos bueiros, vamos minimizar o risco de acidentes, proporcionando mais segurança a quem trafega por nossas ruas e avenidas. O nosso objetivo é assegurar que os condutores não sejam surpreendidos por essas armadilhas que já causaram muitos sustos e prejuízos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Continua após a Publicidade

A ação, que deve se estender pelas próximas semanas e nivelar centenas de bueiros nas vias com maior fluxo de veículos, teve início pela Avenida dos Holandeses, uma das mais importantes da capital. A orientação do prefeito é fazer a colocação da nova tampa em todos os bueiros, sem exceção. O serviço se dá com a instalação da tampa, deixando-a compactada ao pavimento, ou seja, sem qualquer desnível que possa continuar oferecendo riscos aos condutores. Para isso, os operários cortam o asfalto ao redor da tampa e preenchem com massa de concreto para que a estrutura de metal possa ser reinstalada.

“Estamos trabalhando em uma demanda das vias da nossa cidade em que o nível das tampas de bueiros ficaram mais baixo do que o nível do asfalto, então, a gente está, agora, pegando todos esses pontos das nossas ruas e avenidas para fazer este serviço para que a gente tenha maior trafegabilidade, garantindo mais segurança para os motoristas e usuários das nossas vias”, destacou o secretário David Col Debella, titular da Semosp.

Ainda que mais difícil de observar, Col Debella diz que é possível haver alguns bueiros que estejam sem tampa, perigo ainda mais iminente aos condutores, mas que, “caso não exista tampa ou ela tenha sido furtada anteriormente, a empresa responsável, seja de saneamento ou de telefonia, terá de repor a tampa para instalação” ao mesmo nível do asfalto.

O engenheiro civil João Henrique Azevedo, de 28 anos, comemora a iniciativa. Ele é um dos milhares de condutores que utilizam a Avenida dos Holandeses, por onde o serviço foi iniciado, para se locomover entre casa e trabalho. “É um alívio ver que esse serviço está sendo executado. Com o nivelamento do bueiro ao asfalto, não precisaremos mais nos preocupar em cair em um desses buracos que vinham causando muitos prejuízos aos condutores”.

Não diferente, o universitário Ruan Abreu, de 19 anos, também demonstra alívio com a iniciativa. “É muito bom que a gestão tenha enxergado essa necessidade, pois os buracos formados pelos bueiros são uma armadilha ainda mais perigosa durante as chuvas. Para quem anda de moto, então, a situação fica ainda mais difícil. Eu mesmo já caí e também presenciei outros caindo nesses bueiros”, conta o motociclista.

 

 

 

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.