×

Publicidade

São Luís

Prefeitura inicia atividades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

Espaço foi criado pelo prefeito Edivaldo com objetivo de incentivar a promoção de emprego e renda, formalização de empreendedores e apoio às pequenas e micro empresas da capital

Prefeitura de São Luís inicia atividades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo

A Prefeitura de São Luís deu início, nesta semana, às atividades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE), com objetivo de promover geração de emprego e renda, além do apoio aos micro e pequenos empresários ludovicenses. O Centro foi criado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), via Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável (Sades), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).O local conta com profissionais de psicologia e assistência social, entre outros, que podem auxiliar os candidatos a emprego em diversos aspectos, como preparação à entrevista de emprego, formulação adequada de currículos, além de oficinas e cursos de capacitação e aperfeiçoamento.

o prefeito Edivaldo destacou que o CATE é um importante meio de desenvolvimento socioeconômico e é mais um compromisso de sua gestão que está sendo cumprido em benefício da população. “Por meio do CATE, que é voltado para geração de emprego e renda e intermediação de trabalho, vamos atingir um segmento social que está precisando bastante de apoio neste momento. Vamos fazer a ponte entre o trabalhador desempregado, que busca oportunidades, com o setor que gera empregos. Entre os serviços que serão ofertados no local estão o de consultorias, capacitação, facilitando a abertura e a regularização de micro e pequenos empreendimentos, entre outros”, pontuou o prefeito Edivaldo.

Continua após a Publicidade

Como medida de proteção à saúde, o Centro está funcionando por agendamento, para evitar aglomerações e combater o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Todos os serviços do CATE serão oferecidos gratuitamente, de segunda a sexta-feira, de 9h às 13h. O Centro está localizado na Avenida Senador Costa Rodrigues, Cohab-Anil III, vizinho ao Terminal de Integração da Cohab, um dos polos habitacionais mais importantes da cidade, cercado por dezenas de bairros e ponto de acesso a centenas de localidades da capital.

Para o trabalhador, o CATE integra serviços de intermediação para o trabalho, de qualificação profissional, de orientação para emissão de carteira de trabalho digital e seguro desemprego web – em caso dos que foram demitidos. Em sua estrutura, o CATE possui cinco guichês de atendimento, duas salas de treinamento (que também servem como auditório), sala de coordenação, arquivo e demais cômodos de serviço como copa e banheiros, inclusive adaptados a portadores de necessidades especiais.

OPORTUNIDADE

“Eu moro aqui na vizinhança e estava procurando emprego quando soube do CATE e vim em busca de uma oportunidade. Sou da área de segurança privada, bombeiro civil e espero conseguir uma vaga em breve”, comentou Dionathan Vinícius Mendes.

Há também no CATE a Sala do Empreendedor, destinada ao atendimento dos micro e pequenos empresários para diversos serviços como microcrédito orientado, abertura e/ou regularização de empresas, assistência sobre pagamentos de impostos, emissão de boletos de tributos públicos, consultoria contábil e jurídica, capacitação e orientação sobre novos empreendimentos.

“O início das atividades do CATE é um marco para o município, pois não tínhamos ainda um trabalho nesta área, com esta estrutura, voltada para geração de emprego e renda e intermediação de trabalho. E é isto que vamos realizar aqui, no Centro, que representa ainda o compromisso do prefeito Edivaldo. Então, aqui, vamos fazer um amplo trabalho de cadastro de trabalhadores, por meio de uma plataforma própria da Prefeitura, na qual o trabalhador vai poder cadastrar currículos, assim como as empresas também vão poder oferecer vagas”, disse a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável (Sades/Seplan), Cáritas Ribeiro. “Este é um avanço muito significativo neste setor, especialmente por causa deste período, em que estamos saindo de uma pandemia e a necessidade de retomada econômica e o crescente número de desempregados”, completou.

Vale lembrar que a Prefeitura de São Luís vem investindo no setor de geração de emprego e renda, com a Sala do Empreendedor que foi instalada no Centro de Trabalho e Cidadania – Casa Brasil, no bairro Anjo da Guarda, localizado no coração de uma das regiões mais populosas da capital, a área Itaqui-Bacanga. O espaço foi inaugurado em 2017.

ATENDIMENTO CATE

Por causa das medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus, o atendimento presencial está sendo realizado, neste primeiro momento, apenas com agendamento, por meio de WhatsApp e e-mails.

* Agendamento para área do Trabalho

WhatsApp: (98) 98298-0749

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.