×

Publicidade

São Luís

Prefeitura leva programação natalina ao Complexo Deodoro e Rua Grande em mais um fim de semana

Programação do Reviva Especial de Natal, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, terá cortejos de Natal pela Rua Grande, shows e apresentações culturais no Complexo Deodoro de sexta a domingo

Prefeitura de São Luís leva clima natalino ao Centro de São Luís com programação neste fim de semana.

A magia do Natal está em toda parte. Nas luzes coloridas que decoram a cidade, no sentimento de solidariedade e na programação do Reviva Centro Especial de Natal, que continua nesta sexta-feira (13), às 18h com o Auto de Natal da Cia. Barrica. O grupo percorre a Rua Grande em direção ao Complexo Deodoro, onde acontecem apresentações culturais. O programa Reviva Centro é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

“Natal é tempo de celebrar a nossa religiosidade e confraternizar com nossa família e amigos. Nada melhor do que fazer isso em espaços revitalizados pela Prefeitura em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como a Rua Grande e o Complexo Deodoro. É a gestão do prefeito Edivaldo promovendo atividades culturais gratuitas com um toque natalino especial”, pontua o secretário municipal de Cultura Marlon Botão.

O Auto de Natal estará concentrado no Largo do Carmo e segue para a Rua Grande, às 18h. De lá, vai para o Complexo Deodoro, onde será exibido o musical ‘Natalina da Paixão’. A produção artística é da Companhia Barrica, que conta com composições autorais de José Pereira Godão (diretor artístico) e Luis Bulcão, e interpretação dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. O elenco é composto por 24 dançarinos, 16 músicos e tem a participação de crianças e convidados especiais.

Continua após a Publicidade

O musical foi criado em 2001 voltado para a revitalização das festas natalinas maranhenses. Inspirado nas tradições e celebrações de Natal, apresenta músicas e bailados representativos das festas de reis, pastores, pastorais e queimação de palhinhas. O espetáculo traduz o olhar da mulher sobre o menino Jesus, já que a comunidade de origem do grupo é chamada Madre Deus.

A Companhia Barrica é conhecida pelos grupos tradicionais Boizinho Barrica e Bicho Terra que fazem sucesso durante o São João e Carnaval, respectivamente. Luis Bulcão é o compositor de grandes sucessos como ‘Lua Cheia’, ‘Costela de Adão’ e ‘Garota do Sobrado’.

SHOWS

Ainda no Complexo Deodoro, após a apresentação do musical ‘Natalina da Paixão’, o grupo de choro Quarteto Crivador faz show às 19h. Formado em 2017, com o nome de um dos tambores da parelha do tambor de crioula, o Quarteto Crivador tem como principal fonte de inspiração o choro, o baião e o samba, que tocam dialogando com os ritmos da cultura popular do Maranhão.

É formado pelos instrumentistas Marquinhos Carcará (percuteria), Wendel de la Salles (bandolim), Rui Mário (sanfona) e Júnior Maranhão (violão sete cordas). O grupo já se apresentou em palcos como o RicoChoro ComVida na Praça 2017/2018 e 2019, Circuito São Luís do Lençóis Jazz e Blues Festival, Festival Internacional de Violão de São Luís e eventos privados.

Em seguida, às 20h, o cantor lírico Fernando de Carvalho realiza o espetáculo “Memórias de Natal”, em que passeia por vários clássicos do cancioneiro natalino nacional e internacional, com a participação de convidados-surpresa. Natural de São Luís, o cantor tem uma voz de sopranista da família dos contra tenores, iniciou no canto coral e segue em carreira solo. Com 22 anos de carreira, já lançou dois CDs, participou de programas de TV com alcance nacional, fez turnês internacionais e produziu peças de teatro.

FOLIAS DE NATAL

Já no sábado (14), às 18h, o Cortejo Reisado Folias de Natal sai do Largo do Carmo, percorre a Rua Grande em direção ao Complexo Deodoro. Logo depois, a cantora maranhense Lucille Berce faz show de jazz com influência de grandes vozes femininas como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Lena Horne e Anita O’Day, convidando o público a mergulhar na atmosfera da vintage music.

Atualmente com 21 anos de idade, natural de Chapadinha (MA), vem atuando na cena jazz desde 2015 mas começou os trabalhos profissionais na música em 2013, com 15 anos. Entre 2018 e 2019, foi atração em grandes festivais pelo país como Bonito Blues & Jazz (MS), Pedra Azul Blues & Jazz (ES), Ilha do Mel Jazz Festival (PR) e Vitória Jazz e Blues Festival (ES).

A criançada vai curtir apresentação da Turma do Mickey de Natal e contação de histórias musicadas com os tripalhaços Azedinho e Foguinho no domingo (1º), às 17h, no Complexo Deodoro. A Turma do Mickey conta com os personagens Mickey, Minnie, Donald, Margarida, Pateta e Pluto, com fantasia em estilo natalino, interagindo com o público.

A dupla de palhaços Azedinho e Foguinho é originada de um projeto social, o Circo Escola, em que aprenderam a arte circense e aperfeiçoaram suas técnicas ao longo dos anos, criando os Tripalhaços, um espetáculo de circo maluco. A apresentação interage com o público a partir de brincadeiras, acrobacias, malabares e muita palhaçada.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.