×

Publicidade

São Luís

Prefeitura promove atividades educativas de trânsito em escolas de São Luís

 

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), retomou, durante a semana, às ações de educação para o trânsito nas escolas da rede pública de ensino de São Luís. As atividades iniciaram pela Unidade de Educação Básica Miguel Lins, localizada no bairro Ipase de Baixo. Por meio do projeto “Espetáculo dos Mascotes e a Mágica do Trânsito”, o órgão levou para os alunos, professores e coordenadores orientações sobre como transitar nas ruas da cidade com segurança, respeitando a sinalização de trânsito e valorizando a vida.

Para o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro, o trabalho desenvolvido pela Prefeitura nas escolas contribui para a formação de adultos mais conscientes e responsáveis, agregando à educação desses alunos valores e posturas importantes para a conquista de um trânsito mais seguro e solidário. “Uma criança bem informada, ciente do que é certo e errado, acaba exercendo uma função de agente multiplicador, pois sabemos que as orientações repassadas chegarão até as suas casas e famílias”, disse o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro.

Continua após a Publicidade

O projeto, que é desenvolvido pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) da SMTT, integra uma série de ações executadas pela Prefeitura com o objetivo de informar, conscientizar, sensibilizar e, principalmente, educar a população sobre as leis de trânsito e de como atitudes responsáveis impactam, de forma significativa, na diminuição dos índices de acidentes.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Unidade de Educação Básica Miguel Lins, Nanci Mendes, o trabalho realizado pela SMTT reforça, ainda mais, e de uma maneira mais lúdica e didática, o conteúdo já trabalhado dentro das salas de aula. “Por mais que a unidade já estimule essa consciência nos estudantes, é fundamental ter aqui na escola a presença do órgão que cuida e organiza o trânsito da nossa cidade”, disse a coordenadora.

 

Ações

Além do projeto desenvolvido nas escolas de São Luís, a SMTT também realiza ações diárias de educação para o trânsito com diversos temas, por meio da Coetran Itinerante. Ao longo desta semana, por exemplo, o órgão levou orientações para os usuários do transporte coletivo sobre o respeito aos assentos preferenciais dos coletivos. A ação foi realizada dentro dos Terminais de Integração da capital.

Com o “AtitudEduca”, a SMTT também tem destinado ações de conscientização aos motoristas e cobradores que atuam no sistema de transporte urbano, capacitando esses profissionais a fim de agregar melhorias ao atendimento ofertado aos passageiros, principalmente, àqueles que precisam de um atendimento mais humanizado, como é o caso dos idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.