×

Publicidade

São Luís

Prefeitura realiza ações da campanha Novembro Azul no – CEM Filipinho neste sábado

Evento visa facilitar o acesso do público masculino aos serviços de saúde e alertar sobre a necessidade do combate ao câncer de próstata; ao longo deste mês estão programadas outras ações com o intuito de reforçar a importância da prevenção

Prefeito Edivaldo realiza ações da campanha Novembro Azul no Centro de Especialidades Médicas do Filipinho

Como parte da programação da campanha Novembro Azul, a Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (9), no Centro de Especialidades Médicas – CEM Filipinho, no bairro Filipinho, um conjunto de ações com foco na saúde do homem e no combate ao câncer de próstata. A programação ocorre das 8h às 12h e integra a política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior em especial a voltada para a população masculina.

Além da ação no sábado (9), a Prefeitura de São Luís vai promover, durante todo o mês de novembro, atividades como rodas de conversas nas unidades de saúde referente à saúde do homem; oficinas nas comunidades, empresas, igrejas e associações com o apoio das Unidades de Saúde; rastreamento de doenças crônicas não transmissíveis e de Infecções Sexualmente Transmissíveis; entre outras. Estas ações ocorrem em espaços como o CEM Filipinho, Universidade Estadual do Maranhão, Feirinha São Luís e sede da Semus.

A ideia é facilitar o acesso do público masculino aos serviços de saúde, permitindo momento de lazer e entretenimento aos acompanhantes. A grande ação da Prefeitura mobilizará médicos de diversas especialidades. Na ação de sábado (9) serão disponibilizadas vacinas como forma de prevenção e realização de exames laboratoriais de glicemia, testes de HIV/AIDS, hepatites, medição de pressão arterial, e outros específicos da detecção de doenças ligadas à próstata como PSA e Ultrassom em laboratórios credenciados.

Continua após a Publicidade

O secretário de Saúde do município, Lula Fylho, destaca a realização da campanha em uma unidade de saúde que é referência, como uma demonstração evidente de preocupação e cuidado do prefeito Edivaldo com a saúde da população. “A campanha é um momento importante para realizarmos ações concretas de promoção da saúde da população masculina, reconhecida como sempre resistente ao cuidado médico. Com essa iniciativa, que segue orientação do prefeito Edivaldo, estamos alargando o atendimento deste público de maneira que ele quebre essa resistência e colabore com o combate ao câncer de próstata, uma doença de elevado grau de letalidade e que facilmente pode ser diagnosticada com grande chances de cura”, disse o secretário.

Nas últimas edições da campanha novembro azul, a Prefeitura de São Luís ampliou e buscou diversificar as atividades como forma de alertar a população masculina para o problema do câncer de próstata, a segunda maior causa de letalidade no país.

MÉDICOS

Além do urologista, a ação do Novembro Azul no CEM Filipinho contará com profissionais de clínica médica e de clínica geral, fisioterapeuta e oftalmologia. Todos os envolvidos na ação são profissionais que prestam serviços em comunidade, ligados à Prefeitura de São Luís, trabalhando em favor da saúde integral do homem.

O lançamento da campanha Novembro Azul na unidade do Filipinho vai abrir espaço para pacientes obterem encaminhamento de consultas para as especialidades disponíveis na rede municipal e estadual, sem necessariamente passar pela Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc).

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.