×

Publicidade

São Luís

Prefeitura resgata murais do artista plástico maranhense Antônio Almeida no Parque do Bom Menino

Por meio do programa São Luís em Obras a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está realizando uma ampla reforma no espaço; a obra contempla ainda a reforma de espaços como o ginásio, a quadra poliesportiva, a construção de quiosques ...

Prefeito Edivaldo resgata murais do artista plástico maranhense Antônio Almeida durante reforma do Parque do Bom Menino.

A reforma do Parque do Bom Menino, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, está em ritmo acelerado. Além da readequação de toda a estrutura, também há uma preocupação da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior em manter a originalidade de aspectos característicos do espaço, presentes desde sua construção, na década de 1960, como é o caso dos murais artísticos presentes nas paredes interna e externa do anfiteatro. A restauração desses murais está sendo feita por dois dos nove filhos do autor, o autodidata Antônio Alves de Almeida (1922-2009), importante nome para a arte maranhense.

“A pintura de Antônio Almeida é uma importante obra dentro do Parque do Bom Menino que está sendo totalmente reformado por meio do programa São Luís em Obras. Em conjunto com os filhos do autor, estamos restaurando os murais, que representam muito bem a nossa cultura. Com isso, quisemos preservar também a história que esses murais imprimem, para que as futuras gerações tenham a oportunidade de conhecê-la”, destacou o prefeito Edivaldo. Um dos murais retrata o bumba meu boi do Maranhão, considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e o outro tem como tema brincadeira de criança.

Continua após a Publicidade

De acordo com uma das filhas do autor dos murais, os trabalhos do pai foram, por muito tempo, desvalorizados e quase que sucumbiram à ação do tempo. “Em outras intervenções, em anos passados, os murais não foram vistos como deveriam. Eles estiveram abandonados por muito tempo, apesar da história que contam, do que representam para a nossa história”, contou a professora Holândia Almeida.

“Eu e meus irmãos, Olinda e Alberto Almeida, estamos muito felizes em poder participar dessa reforma. Estamos satisfeitos em participar do resgate da memória de meu pai, pois é isso que esta restauração representa para nossa família”, completou Holândia, relembrando a singela técnica do pai, que não teve a oportunidade de estudar para ganhar o reconhecimento que tem até hoje, após 11 anos de sua morte. Os traços usados na pintura do autor, presentes no Parque do Bom Menino, integram o muralismo, movimento artístico e representativo.

REFORMA DO PARQUE

O Parque do Bom Menino ocupa uma área de mais de 48 mil metros quadrados. A requalificação do logradouro se dá por meio da execução de paisagismo, urbanização, iluminação e reforma de quadra poliesportiva coberta, banheiros, prédios administrativos, prédio do núcleo de meio ambiente, anfiteatro, mobiliário urbano, além de execução de drenagem, iluminação e pavimentação do entorno. Atualmente, as equipes já instalaram os extintores de incêndio e sinalização no prédio da administração, onde avançam, também, na conclusão da pintura.

O prédio de apoio já está concluído e no da guarda, as equipes aguardam as câmeras para começarem a instalação da rede de CFTV. Os quiosques também já foram terminados, e o anfiteatro está com a pintura final em andamento, assim como o guarda corpo e o painel de Antônio Almeida. Na área externa do parque, está sendo feito o assentamento da grama na área Sul. A pintura do castelo d’água e casa de máquinas está em andamento, assim como o passeio público. A recuperação dos bancos e instalação do novo abrigo de ônibus já foram concluídos.

Entre os vários elementos que serão requalificados e incorporados ao Parque do Bom Menino está a construção do skatepark, uma novidade no local construído especialmente para a prática do skate.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, contempla obras de infraestrutura com asfalto, macrodrenagem, construção de pontes, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, além da reforma e construção de mercados, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.