A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a proibição e a apreensão dos suplementos Prosatril e Erenobis, produzidos pela empresa MS Comércio de Produtos Naturais Ltda.. A partir desta terça-feira (2), os produtos estão impedidos de ser fabricados, importados, distribuídos, comercializados, divulgados ou consumidos.

Segundo a agência, os suplementos eram vendidos sem registro, notificação ou cadastro obrigatório. No caso do Erenobis, há ainda um agravante: o produto contém a planta Pereskia aculeata (ora-pro-nóbis), ingrediente não permitido em suplementos alimentares. A Anvisa proibiu o uso da planta em abril deste ano, por falta de evidências científicas que comprovem sua segurança e eficácia.

Suplemento Óliver Turbo também é proibido

A agência também incluiu o suplemento Óliver Turbo, da empresa Instituto Oliver Cursos Preparatórios Ltda., na lista de produtos que devem ser apreendidos. Assim como os demais, ele está proibido de ser comercializado, distribuído, fabricado, importado, divulgado e consumido por não possuir registro ou notificação na Anvisa.