×

Publicidade

Saúde

Pacientes que fazem hemodiálise denunciam descaso da Prefeitura de Rosário

Rosarienses que realizam o tratamento em São Luis, relatam que não estão recebendo os devidos cuidados de prevenção contra o Novo Coronavírus

(Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)

Os pacientes que residem na cidade de Rosário e dependem do tratamento de hemodiálise na capital maranhense, denunciam a Prefeitura Municipal de Rosário por não terem os devidos cuidados de prevenção à transmissão do novo coronavírus. Segundo relatos dos próprios pacientes, as desinfecções contra a Covid-19 que deveriam ser feitas nos carros que os levam até os centros de hemodiálise da capital, não estão acontecendo como deveria.

“A prefeitura nunca se quer distribuiu ao menos um folheto  com informações sobre a doença, muito menos realiza as devidas desinfecções nas vans, onde se concentra um aglomerado de pacientes em busca de tratamento de hemodiálise em São Luis”, comenta um paciente que não quis ser identificado.

Segundo os pacientes, os traslados são feitos em vans fechadas e com ar-condicionado, quando no momento o correto seria com janelas abertas para uma melhor ventilação no ambiente, pois realizam o transporte  de pessoas que integram um grupo de risco mais vulnerável.

Continua após a Publicidade

“Alguns dos nossos colegas, por não terem outras opções de transporte disponível pela prefeitura, são levados juntos com a gente, mesmo com sintomas gripais. Espirros e tosses são frequentes de alguns, e me sinto totalmente desprotegido diante disso”, diz um segundo paciente.

Em vídeo, Viviane Arruda secretária de saúde do município, relata que ações de combate ao coronavírus estão sendo  realizadas no município em diversos âmbitos, porém em nenhum momento menciona medidas de prevenção da Covid-19 para com os pacientes que dependem do tratamento de hemodiálise para sobreviver.

 

Veja o vídeo:

 

Até o fechamento dessa matéria, a Secretaria de Saúde do município não se manifestou sobre o caso!

 

 

Leia também: Beneficiários do Residencial José Ferreira Lima tem até o dia 8 de maio para assinar contratos

Brasil tem 621 casos de coronavírus e transmissão muda atendimento em postos, diz ministério

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.