×

Publicidade

Tecnologia

UEMA lança plataforma Eskada com novos cursos gratuitos

A nova plataforma traz conceitos atuais e inovadores - Foto: Rafael Carvalho

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), seguindo a tendência dos avanços tecnológicos, tem adotado estratégias de grande importância para o processo educacional, tanto para modelos formais quanto flexíveis, com o compromisso de disseminar conhecimentos. Pioneira no Nordeste na oferta de EAD, há 20 anos, e oitava Instituição do Brasil a ser credenciada para essa modalidade de ensino, hoje, novamente, está na vanguarda ao lançar sua nova plataforma de cursos abertos: Eskada.

Em 2014, a Universidade lançou sua primeira Plataforma de Cursos Abertos, possibilitando a oferta de um ensino mais dinâmico e didático. Desde então, a UEMA se compromete em oferecer soluções ágeis e inovadoras na esfera dos cursos online.

“Dentro dos pressupostos de rompimentos de barreiras físicas, nós estamos lidando hoje com o conceito amplo de produção e difusão de conhecimento, a partir da educação aberta. Vencemos aquele momento inicial, de cinco anos atrás. A ideia de nova etapa, de sequência, de novos patamares, por meio da educação aberta e inclusiva que estamos levando à sociedade, justifica o nome da plataforma”, afirma o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

Continua após a Publicidade

A nova plataforma traz conceitos atuais e inovadores. De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, Ilka Serra, a ideia de renovação, surgiu a partir da necessidade de tornar o processo de certificação mais amplo, envolvendo outros elementos de acompanhamento e avaliação. Dessa maneira, segundo ela, “iniciou-se então a análise de toda a plataforma, passando desde a infraestrutura até o conteúdo e recursos disponíveis. Foi identificada a necessidade de desenvolver um novo ambiente, diferente e inovador”, frisou a coordenadora.

O emprego de conceitos atuais de mercado possibilita a democratização do conhecimento através de uma plataforma leve, intuitiva e com conteúdos relevantes. A interface foi redesenhada de forma a viabilizar ao participante ter ao seu alcance, informações essenciais para sua navegação.

Na cerimônia de lançamento da Plataforma, que aconteceu na terça, 14, estiveram presentes o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant´Ana; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Rita Seabra; o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Antônio Roberto Serra, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE, Paulo Catunda e a Coordenadora Geral do UemaNet, Ilka Serra.  Autoridades como o promotor de justiça, Márcio Tadeu Marques; a promotora de Justiça, Ana Tereza Freitas; o defensor público, Davi Rafael Veras; o defensor público Gabriel Furtado e o subsecretário da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Rafael Velasco também participaram do evento.

Novos cursos

Com o lançamento da plataforma Eskada, novos cursos, que são planejados e gerenciados pelo UemaNet já estão sendo ofertados de modo gratuito: Libras, Violência sexual contra crianças e adolescentes: enfrentamento em rede, Técnicas de sutura, Geografia urbana, Gamificação no ensino de física e Conforto ambiental nas edificações. A Instituição já está desenvolvendo estudos para lançar outros cursos.

Ao fazer sua inscrição no curso livre, o aluno encontrará uma página aprimorada, que facilitará a visualização de toda a ementa do curso, a quantidade de aulas, quais atividades a serem cumpridas, tempo médio de curso, carga horária e os professores responsáveis. A página de conteúdo foi estruturada de forma a levar o usuário em um processo de imersão, priorizando sua jornada, com foco nos recursos didáticos, retirando as distrações e permitindo o envio de feedback em tempo real.

O estudo do aluno agora acontece seguindo uma trilha de conhecimento e não mais uma divisão por recursos. Com a utilização de inteligência artificial, a nova plataforma recomendará cursos relacionados ao perfil do usuário e áreas de interesse, fomentando que os mesmos continuem e usufruam mais da plataforma. Técnicas de coletas e análise de dados irão auxiliar no processo de identificação do perfil do público, além de apontar categorias e áreas de cursos que devem ser impulsionadas.

Elementos de gamificação vão proporcionar maior satisfação e retenção do usuário, estimulando a participação e conclusão de novos cursos. A cada etapa concluída, pontos são acumulados e feedbacks automáticos são apresentados. Dessa forma, o ambiente traz características de pessoalidade e motivação. A certificação, então, será construída durante toda a trajetória e não apenas em uma avaliação ao final do curso. O acesso a uma etapa, estará condicionado a conclusão da etapa anterior e o conhecimento é absorvido durante esse processo.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.