Após sete meses fora do estado para tratamento de saúde, a ex-governadora e deputada federal Roseana Sarney está de volta ao Maranhão. Em entrevista à TV Mirante, ela falou sobre a nova fase do tratamento contra o câncer, o medo de não retornar para casa e os planos que ainda mantém na política.

“Achei que não ia mais voltar”

Visivelmente emocionada, Roseana revelou que, durante o período mais delicado do tratamento, chegou a acreditar que não pisaria novamente em solo maranhense.

“Primeiro que eu nem imaginava mais voltar. Chorei algumas vezes achando que eu não ia mais voltar, mas Deus foi muito bom comigo. Eu consegui voltar, estar aqui, pisar em terras maranhenses”, declarou.

Ao descrever o reencontro com familiares e amigos, a parlamentar citou o verso “Não permita Deus que eu morra sem que eu volte para lá”, resumindo o sentimento de superação.

“Voltei e, graças a Deus, tive um final feliz. Estou aqui com minha família, vendo meus amigos. Isso é tudo o que eu queria”, afirmou.

Nova etapa contra o câncer

Roseana detalhou que passou por seis meses de quimioterapia — os quatro primeiros com sessões combinadas de quimioterapia e imunoterapia, seguidos por mais dois meses apenas com quimioterapia.

Segundo ela, a nova fase do tratamento é considerada mais leve.

“Eu fiz seis meses de quimioterapia, uma quimioterapia bem pesada. Agora é tudo um recomeço que vale a pena”, disse.

A ex-governadora destacou que a fé e a presença constante da família foram determinantes para atravessar o período mais difícil.

“O que me deu fé é que eu sempre tive muita fé. Quando veio mais esse desafio na minha vida, eu me agarrei de novo na minha fé. Todo mundo estava sempre presente, havia um revezamento comigo lá. Isso também foi uma coisa fantástica”, relatou.

Planos e futuro político

Apesar de afirmar que a prioridade é a recuperação da saúde, Roseana deixou claro que não abriu mão dos projetos políticos.

“Claro que eu estou focada na minha saúde, mas você tem que ter sonhos. A pessoa que não tem sonho não vai para lugar nenhum. Eu tenho meus sonhos”, afirmou.

Ela ressaltou que acompanhou o cenário político mesmo durante o tratamento e que pretende avaliar o contexto atual do estado antes de tomar decisões.

“Eu nunca parei de fazer política, mesmo nos momentos mais complicados. Agora que cheguei, vou ver quais são as condições, qual é a realidade do Maranhão, que eu estou vendo que está um pouco complicada. Vou estudar o que eu posso pretender no futuro e em que eu puder ajudar”, declarou.

Com quatro mandatos como governadora do Maranhão e passagem pelo Legislativo federal, Roseana Sarney retorna ao estado iniciando uma nova etapa no tratamento e deixando em aberto os próximos passos na vida pública.