
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou neste sábado (4) que o Brasil já registra 127 casos notificados de suspeita de intoxicação por metanol, substância tóxica usada na adulteração de bebidas alcoólicas. O número representa um aumento em relação ao balanço anterior, divulgado na noite de sexta-feira (3), que contabilizava 113 casos.
De acordo com Padilha, o crescimento foi puxado por novas notificações clínicas — sem aumento no total de confirmações laboratoriais. Até o momento, 11 dos 127 casos foram confirmados por exames, segundo dados do Ministério da Saúde.
Continua após a Publicidade
Entre as notificações, há também 12 óbitos relacionados à possível intoxicação. Apenas um, em São Paulo, já foi confirmado. Os outros 11 seguem em investigação: oito em SP, um em Pernambuco, um na Bahia e um no Mato Grosso do Sul.
Padilha atualizou a quantidade de casos notificados como suspeitos de intoxicação por metanol durante agenda oficial no Piauí. Segundo ele, um dos novos registros ocorreu em Parnaíba (PI), onde um paciente com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol foi internado na noite de sexta-feira.
Fonte: R7.com