O corpo da paraense Renata Rebeca Negrão Saldanha dos Santos, de 26 anos, que morreu após cair do sétimo andar de um hotel em São Luís, no Maranhão, foi velado e sepultado na Grande Belém nesta quinta-feira (5).

A despedida ocorreu em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, onde Renata passou a infância e a adolescência. O velório foi realizado na casa da família, no bairro do Coqueiro, e teve início na quarta-feira (4), mesmo dia em que o corpo chegou ao município.

O sepultamento aconteceu às 10h desta quinta-feira (5), em um cemitério particular de Ananindeua.

Abalada com a morte da filha, a mãe da jovem, Bety Negrão, lamentou a perda e pediu justiça. “A minha filha saiu daqui com vida. É muito triste isso”, declarou.

Em meio à tristeza pela perda da filha, Bety Negrão relatou que teve um pressentimento antes de ser informada sobre a morte de Renata. Segundo a mãe, uma sensação de angústia a deixou sem conseguir dormir durante a madrugada. “Eu tava com uma agonia, uma agonia, não dormia a noite toda”, contou.

A morte da jovem provocou comoção entre familiares e amigos. Enquanto se despedem de Renata, pessoas próximas também aguardam esclarecimentos sobre as circunstâncias da queda.

Polícia Civil aponta acidente na morte da jovem

O delegado George Marques, da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), informou que as imagens das câmeras de segurança analisadas pela Polícia Civil apontam que a queda ocorreu de maneira acidental.

De acordo com o delegado, não foram encontrados, até o momento, sinais de agressão ou indícios de que o namorado tenha participado do ocorrido.

“A gente vê claramente que não houve qualquer tipo de agressão, não houve empurrão, ele não estava nem próximo dela”, declarou.

O namorado de Renata prestou depoimento à Polícia Civil e foi liberado em seguida. À polícia, ele disse que havia ingerido bebidas alcoólicas e que não se recordava do momento da queda.

As imagens do sistema de monitoramento do hotel fazem parte dos elementos analisados pelos investigadores para esclarecer o caso.

Quem era Renata?

Renata Rebeca Negrão Saldanha dos Santos tinha 26 anos e estava em São Luís desde a quarta-feira (28) da semana anterior, acompanhada do namorado. Os dois viajaram à capital maranhense para participar de um campeonato de pôquer, disputado por ele.

Natural de Ananindeua, no Pará, a jovem deixou dois filhos pequenos. O casal pretendia retornar ao estado de origem na terça-feira (3), mesma data em que ocorreu a queda.

Após a notícia da morte, amigos e familiares utilizaram as redes sociais para prestar homenagens e compartilhar lembranças da jovem.

Em uma das publicações, um amigo recordou a convivência com Renata e lamentou a perda: “Hoje o meu coração está de luto. Nós vivemos, brincamos e crescemos juntos. Compartilhamos momentos que o tempo jamais será capaz de apagar.”

Outra amiga também manifestou tristeza diante da notícia: “Muito difícil vai ser para essa ficha cair”.

Perícia apura desprendimento da estrutura da janela

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informou que a Perícia Oficial realizou exames no Rio Poty Hotel, em São Luís, para investigar as circunstâncias do desprendimento da estrutura de alumínio da janela envolvida na ocorrência.

Segundo a pasta, os trabalhos incluem a análise da estrutura para identificar o que provocou o desprendimento. Até o momento, porém, não há conclusões técnicas sobre as causas do problema ou possíveis irregularidades.

Confira a íntegra da nota:

“A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa que a Perícia Oficial realizou exames no Rio Poty Hotel, em São Luís, para apurar as circunstâncias da queda que resultou na morte de uma mulher de 26 anos, na madrugada desta terça-feira (3).

Os trabalhos periciais incluem a análise da estrutura da janela envolvida na ocorrência, com o objetivo de identificar as possíveis causas de seu desprendimento.

Os exames ainda estão em andamento e, até o momento, não há conclusões técnicas que permitam determinar o que provocou o desprendimento da estrutura ou apontar eventuais irregularidades.

A Polícia Civil conduz a investigação, que contará com os resultados dos exames periciais para o esclarecimento das circunstâncias da morte.”

O que diz o hotel

A TV Mirante procurou a administração do Rio Poty Hotel. A equipe de reportagem foi recebida no estabelecimento, mas os representantes não quiseram conceder entrevista.

Em nota, o hotel lamentou a morte da jovem e manifestou solidariedade aos familiares e amigos. O estabelecimento também afirmou que está colaborando com as autoridades responsáveis pela investigação.

Leia a íntegra do posicionamento:

“O Rio Poty Hotel manifesta profundo pesar pelo falecimento de uma mulher após a lamentável ocorrência registrada em suas dependências e expressa sua solidariedade aos familiares e amigos neste momento de dor.

Desde o primeiro momento, o hotel colocou-se à disposição das autoridades competentes, colaborando com os procedimentos necessários ao esclarecimento dos fatos.

A instituição acompanha com respeito e confiança o trabalho da Polícia Civil, reconhecendo sua competência e autonomia na condução das investigações e na apuração das circunstâncias da ocorrência.

O Rio Poty Hotel reafirma que a segurança e o bem-estar de hóspedes, colaboradores e visitantes constituem prioridades permanentes de sua gestão. Nesse sentido, mantém seu compromisso com a avaliação e o aprimoramento contínuo dos procedimentos internos de prevenção e segurança.

Em respeito à memória da vítima, à privacidade de seus familiares e ao trabalho das autoridades, o hotel não fará especulações sobre o ocorrido.

Rio Poty Hotel, São Luís — Maranhão”.