×

Publicidade

Assembleia MA

Assembleia realiza sessão solene em alusão ao projeto ‘Cuidar da Vida’

Solenidade foi proposta pela deputada Helena Duailibe

 

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na tarde desta quinta-feira (25), sessão solene em alusão ao projeto ‘Cuidar da Vida’, voltado à prevenção do suicídio entre adolescentes e jovens. A solenidade foi proposta pela deputada Helena Duailibe (PP), que destacou a urgência do tema e o compromisso da Casa em apoiar iniciativas de saúde mental e acolhimento.

“É um grave problema que vem afetando jovens e adolescentes e a segunda maior causa de mortes entre adolescentes de 18 a 29 anos. Assim, representantes da CNBB, por meio da Pastoral Juvenil, nos chamou atenção e nós pensamos juntos nesse projeto. É mais um alerta, para que a Igreja, juntamente com toda a sociedade, consiga trabalhar fortemente identificando pessoas que estão sofrendo e que podem realmente chegar ao suicídio”, afirmou a parlamentar.

Continua após a Publicidade

O projeto é uma iniciativa da Pastoral Juvenil da CNBB, desenvolvida pela Comissão Episcopal para Juventudes, e tem como objetivo a formação de multiplicadores capacitados para atuar na prevenção do suicídio em grupos juvenis, movimentos religiosos e escolas, especialmente as públicas.

Durante a sessão, o padre João Pedro Fonseca, assessor religioso da juventude da Arquidiocese, e o diácono Silvio Tavares, representante da Arquidiocese de São Luís, ressaltaram a importância da união entre fé, cuidado humano e responsabilidade social no enfrentamento ao problema.

A psicóloga Letícia Silva, convidada a participar da solenidade, destacou o aumento dos índices de suicídio entre jovens e adolescentes e a necessidade de intensificar o debate sobre saúde mental.

“Nos últimos tempos, a gente tem visto um aumento muito grande nas taxas de suicídio nessa população, especificamente adolescentes e jovens. Cada vez mais se faz necessário tanto a conscientização quanto a criação de mais ações, de mais políticas e de mais debates sobre essa temática. A ideia é promover mais iniciativas que possam ajudar e conduzir esses pacientes à diminuição dos sofrimentos psíquicos”, afirmou.

O projeto ‘Cuidar da Vida’ conta com o apoio voluntário de psicólogos e educadores católicos, que unem suas experiências profissionais ao trabalho pastoral, fortalecendo a rede de proteção e acolhimento à juventude.

Ver comentários