×

Publicidade

Assembleia MA

‘Diário da Manhã’ aborda uso racional da energia elétrica e dicas de segurança durante chuva

Técnica da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida, destacou os principais riscos que podem surgir com as chuvas e até mesmo com os temporais nesse período

 

O programa ‘Diário da Manhã’, com transmissão ao vivo e simultânea pela Rádio e TV Assembleia, recebeu na manhã desta quinta-feira (9) a assistente de serviços técnicos da Equatorial Maranhão, Sâmila Almeida.

Em conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, a gestora falou sobre a importância do uso racional da energia elétrica e forneceu dicas de segurança que devem ser observadas durante o período chuvoso.

Continua após a Publicidade

“É importante informar que agora, com o início do período chuvoso, a Equatorial Maranhão mantém suas equipes de prontidão e aproveita para reforçar orientações de segurança que podem evitar acidentes com a eletricidade nos dias de chuva.

Diante desse cenário, Sâmila Almeida assinalou os principais riscos que podem surgir com as chuvas e até mesmo com os temporais.

“Em algumas situações, as chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que podem causar quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia elétrica. O que nos preocupa é que muitas pessoas ainda insistem em atitudes inseguras e não recomendadas para esses dias”, frisou Sâmila Almeida.

Cuidados

Entre os cuidados necessários, ela destacou o perigo de se expor ao ar livre durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, procure um local fechado para se abrigar e, assim, evitar acidentes com raios”, orientou.

Além disso, em caso de tempestades mais intensas, ao encontrar uma árvore caída sobre a rede elétrica, postes quebrados ou cabos partidos no chão, é fundamental não se aproximar, nem mesmo para registrar vídeos ou fotos. Também é extremamente perigoso tentar afastar cabos com objetos de madeira ou metal. “Essas ações podem resultar em choques elétricos, que podem ser fatais”, reforçou Sâmila Almeida.

Ela frisou ainda que, em situações de alagamentos em residências, é importante lembrar que a água pode conduzir eletricidade e, quando há inundações, os cabos elétricos podem ser atingidos pela água, representando grande risco de curto-circuito, choque elétrico e incêndio.

“Em casos de chuvas intensas, o ideal é permanecer dentro de casa, mas se a chuva surgir de repente, o recomendado é evitar locais abertos como praias e campos de futebol e jamais se abrigar perto de postes, árvores ou lagos. Para a zona rural, onde é comum a criação de animais em pastos e demarcação de propriedades com cercas, é necessário realizar o aterramento do cercado, para proteger o perímetro contra raios e curtos-circuitos”, afirmou a gestora.

Ver comentários