
O programa “Diário da Manhã”, da Rádio Assembleia (96.7 FM), entrevistou, nesta quinta-feira (24), o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Maranhão (Fapema), Nordman Wall. Ele abordou, em conversa com o jornalista Ronald Segundo, apresentador do programa, sobre o papel do órgão no fomento do desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Maranhão.
Inicialmente, Nordman Wall disse que o melhor caminho para superar os indicadores sociais desfavoráveis no Estado é investindo pesado em ciência e tecnologia, que, segundo ele, é o que tem feito o governador Carlos Brandão (PSB).
Continua após a Publicidade
“O governador tem investido fortemente na Fapema. Esse caminho permite que a gente faça coisas melhores, em um espaço de tempo menor e com uma rentabilidade maior. Para tanto, a Fapema trabalha com bolsas-auxílio para que a gente possa sustentar esse ecossistema de ciência e tecnologia. Temos trabalhado em parceria com as academias, a sociedade e as empresas”, afirmou.
Parque Tecnológico
Nordman destacou as tratativas para a implantação do Parque Tecnológico do Estado do Maranhão, que visa fortalecer a articulação das academias, sociedade e empresas na execução de ações integradas de ciência, tecnologia e inovação.
“Até final de outubro, concluiremos a primeira etapa de implantação do nosso Parque Tecnológico., no Centro Histórico. Esse instrumento vai dinamizar as ações na área, no Maranhão, além de potencializar as oportunidades de participação de nossos jovens”, afirmou.
O presidente da Fapema disse ainda que o órgão tem incentivado muito a economia criativa e as startups, com o objetivo de garantir que os próprios maranhenses sejam os mais beneficiados com os investimentos que estão sendo feitos na área de ciência, tecnologia e inovação.
“Nosso programa de bolsas de auxílio têm focado na mão de obra maranhense. Esses recursos têm que beneficiar os maranhenses. Isso é fundamental para a dinamização de nossa economia e a geração de emprego e renda. Estamos priorizando os jovens e lançando os editais para o acesso aos nossos programas”, ressaltou.
Engenharia Espacial
Nordman ressaltou o projeto desenvolvido pela Fapema em parceria com o grupo de Engenharia Espacial da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para o lançamento de um satélite desenvolvido com tecnologia genuinamente maranhense.
“O projeto consiste no desenvolvimento de um satélite, chamado “Jussara-K”, com tecnologia 100% maranhense, que será lançado de forma inédita pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com o objetivo de coletar dados ambientais e funcionar como um aliado no combate a incêndios na região amazônica”, esclareceu.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.ricultura