O prefeito Eduardo Braide inaugurou, na manhã desta quinta-feira (14), o novo Centro de Saúde Jailson Alves Viana, na Cidade Olímpica, agora totalmente reestruturado e modernizado. Com quase quatro mil famílias cadastradas e mais de 10 mil atendimentos mensais, a unidade passou por uma ampla reforma para oferecer mais conforto aos moradores, ampliando os serviços e o atendimento na região. As obras foram realizadas em parceria entre as secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Saúde (Semus).
Durante a solenidade, Braide lembrou de todas as obras já realizadas em sua gestão no bairro, como escolas, creches, drenagem profunda, entre outros, e da importância de mais uma entrega que vem para fortalecer e humanizar ainda mais a saúde pública da capital.
Continua após a Publicidade
“Mais uma entrega de um novo centro de saúde que alegra o nosso coração. Aqui é tudo de primeira qualidade, com infraestrutura nova e o atendimento também tem que ser humanizado. Eu vou acompanhar isso pessoalmente para garantir que nossa população seja bem atendida”, disse Braide.
Mesmo com a reforma, o centro de saúde continuou a funcionar, realizando, no período, mais de 10 mil atendimentos. “Com a reestruturação completa, poderemos ampliar ainda mais esse número. Agradeço aos funcionários pela parceria e acolhimento durante esse período. Hoje, entregamos uma unidade linda, reformada, com novos serviços e espaços, fruto do compromisso do prefeito Eduardo Braide, a quem agradeço por transformar a saúde da nossa cidade”, declarou a secretária municipal de Saúde (Semus), Carolina Mitri.
Modernização e novos serviços
Com a reforma, o Centro de Saúde Jailson Alves Viana agora oferece espaços mais amplos e acessíveis, adaptados para atender pessoas com deficiência, além de novas salas para consultas e exames especializados. Os consultórios foram equipados com tecnologia de ponta, para atender de forma mais eficaz às demandas existentes na comunidade. A unidade modernizada conta com recepção ampla, farmácia, banheiros acessíveis, salas de esterilização, lavagem, direção e de reunião, auditório, copa e almoxarifado, oferecendo uma infraestrutura completa para melhor atendimento à população.
Novos serviços foram incorporados, como ultrassonografia e novas especialidades médicas e exames, com consultas de enfermagem, clínico geral, pediatria, ampliação dos atendimentos odontológicos, imunização, assistência à gestantes e puérperas, prevenção e controle de doenças crônicas, medicamentos da farmácia básica e atendimentos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV, entre outros.
Melhoria para pacientes e funcionários
Esses novos atendimentos chegam a uma região bastante populosa e foram recebidos com entusiasmo pela comunidade, que agora conta com um espaço de saúde mais acessível e estruturado.
A costureira Joana Caldas dos Anjos, presente na cerimônia de entrega, expressou sua gratidão pelo novo espaço. “A gente esperava há muito tempo um lugar como esse. Agora temos um centro de saúde que dá gosto vir se cuidar.”
A professora Marilda dos Santos, que vive há mais de 15 anos na Cidade Olímpica, estava encantada com a unidade e destacou sua expectativa em relação ao atendimento humanizado. “É uma unidade linda, moderna e espero que o atendimento continue acolhedor e atencioso. A gente sente que a saúde daqui para frente vai melhorar ainda mais”.
Norma de Fátima Abreu, agente de saúde da unidade há 22 anos, afirmou que “essa é, sem dúvidas, uma oportunidade de celebrar a melhora do espaço de trabalho, com mais qualidade de vida tanto para os profissionais como para a população”.
Projeto Mexa-se
Com o intuito de promover a prática de atividade física na Atenção Primária, foi inaugurado um coreto na área externa do novo Centro de Saúde, como parte das melhorias oferecidas à comunidade.
O projeto Mexa-se, que já acontece em diversos espaços de São Luís, agora conta com um local no novo centro, proporcionando à população um ambiente adequado para a prática de atividades físicas.
Essa iniciativa busca promover o bem-estar integral dos pacientes, cuidando tanto da saúde física, quanto da saúde mental, reforçando a importância de um estilo de vida ativo.
Além de estimular hábitos saudáveis, o espaço oferece diversas modalidades de exercícios, como caminhadas, alongamentos e atividades em grupo, sempre acompanhadas por profissionais capacitados. Dessa forma, o projeto Mexa-se se consolida como uma peça essencial na promoção da saúde preventiva, integrando atividades físicas ao atendimento clínico, e reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade.
Também compareceram à solenidade de entrega a vice-prefeita Esmênia Miranda, o secretário Simão Cirineu (Seplan), a secretária adjunta da Semosp, Leilane Alves; representantes do Parlamento Municipal, servidores, lideranças eclesiásticas, comunitárias e políticas; além da população.