Nesta terça-feira (19), o prefeito Eduardo Braide entregou o novo Centro de Saúde da Vila Embratel, completamente reestruturado e modernizado. A unidade, que possui mais de oito mil famílias cadastradas e uma média superior a 12 mil atendimentos mensais, passou por uma ampla reforma que proporcionará mais conforto e qualidade nos serviços prestados à população. A obra foi fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Saúde (Semus).
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito destacou a importância da modernização da unidade. “A saúde é uma das nossas prioridades, e hoje entregamos à Vila Embratel um Centro de Saúde com estrutura digna, acessível e equipada para oferecer o melhor atendimento aos moradores. Eu não abro mão de um atendimento humanizado, o prédio é novo e os atendimentos também serão e eu vou fiscalizar pessoalmente a qualidade dos serviços oferecidos, porque a Vila Embratel merece”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.
Continua após a Publicidade
A secretária municipal de Saúde, Carolina Mitri, destacou que o trabalho realizado pelo prefeito Eduardo Braide tem fortalecido a rede de atenção básica, com foco na ampliação dos cuidados para diferentes públicos. Segundo ela, cada unidade de saúde entregue à população vai além de uma simples reforma, incorporando novos serviços e criando linhas de cuidado específicas para atender às necessidades de saúde da comunidade.
“Estamos construindo uma rede onde a saúde da mulher, do homem, do idoso e das crianças seja tratada de forma mais robusta e eficiente. As unidades básicas são a porta de entrada dos serviços de saúde, e é aqui que o acompanhamento das pessoas deve acontecer. E esse atendimento está acontecendo e sendo ampliado cada dia mais em nossa cidade”, explicou Mitri.
Para o secretário da Semosp, David Col Debella, “São Luís vai viver mais quatros anos de muito desenvolvimento. Porque o prefeito Eduardo Braide tem trabalhado para trazer benefícios para toda cidade. Podem ter certeza de que esses próximos quatro anos serão os melhores”, disse Col Debella.
Espaços modernizados e acessíveis
A nova estrutura do Centro de Saúde foi totalmente adaptada com espaços mais amplos e adequados para receber os usuários. A unidade conta agora com cinco consultórios médicos; três consultórios de enfermagem; salas de farmácia, coleta, triagem, procedimentos, esterilização, reuniões e de curativo; consultório odontológico; auditório; recepção ampla e climatizada.
Além disso, o prédio segue todas as normas de acessibilidade, garantindo um atendimento mais inclusivo.
Novos serviços e ampliação do atendimento
A reforma trouxe, ainda, a ampliação dos serviços oferecidos, com a inclusão de ultrassonografia, novas especialidades médicas e exames. Entre os atendimentos disponíveis estão consultas de enfermagem, clínica geral, pediatria e odontologia, além de imunização, assistência a gestantes e puérperas, e prevenção e controle de doenças crônicas. Além de serviços específicos como o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV e distribuição de medicamentos da farmácia básica.
Outro destaque é a aposta em um atendimento mais humanizado, com foco na acolhida e na eficiência dos serviços. A ampliação dos consultórios, recepção e espaços como o auditório e a sala de reuniões também visa a melhora contínua das equipes, garantindo a excelência nos atendimentos.
A inauguração foi celebrada pelos moradores da região e pelos profissionais da unidade. “É uma conquista muito grande para todos nós. Vamos trabalhar agora em um espaço lindo, organizado e com mais serviços, graças ao prefeito Eduardo Braide. Somos só gratidão. Tanto nós funcionários como toda a população”, disse Elisângela Araújo, agente de saúde que presta serviço há 22 anos no Centro de Saúde da Vila Embratel.
A aposentada Maria das Dores Gomes, moradora há 37 anos na Vila Embratel e usuária assídua do Centro de Saúde, também comemorou a entrega da nova unidade. “Eu sempre vim aqui me cuidar e, com essa reforma, tudo ficou muito melhor. Agora temos mais conforto. É um alívio para nós que precisamos desse serviço. Estou muito feliz.”
Francisco das Chagas da Silva, soldador e morador da comunidade há 24 anos, agradeceu pelas melhorias. “É muito bom ver o lugar onde a gente mora sendo cuidado assim. Só tenho a agradecer.”
Projeto Mexa-se
Com o intuito de promover a prática de atividade física na atenção primária, foi inaugurado um coreto na área externa do novo Centro de Saúde, como parte das melhorias oferecidas à comunidade.
O projeto Mexa-se, que já acontece em diversos espaços de São Luís, agora conta com um local no novo centro, proporcionando à população um ambiente adequado para a prática de atividades físicas.
Essa iniciativa busca promover o bem-estar integral dos pacientes, cuidando tanto da saúde física, quanto da saúde mental, reforçando a importância de um estilo de vida ativo.
Além de estimular hábitos saudáveis, o espaço oferece diversas modalidades de exercícios, como caminhadas, alongamentos e atividades em grupo, sempre acompanhadas por profissionais capacitados. Dessa forma, o projeto Mexa-se se consolida como uma peça essencial na promoção da saúde preventiva, integrando atividades físicas ao atendimento clínico, e reforçando o compromisso da gestão com a saúde pública de qualidade.
Também compareceram à solenidade de entrega o secretário Diego Rodrigues (SMTT), servidores, lideranças comunitárias e políticas; além da população.