×

Publicidade

Saúde

Lucas Lucco fala sobre luta contra depressão. Entenda como cobranças agravam o problema

Seja dos pais, da carreira, etc., é um fator agravante da depressão e outros problemas de saúde mental, afirma o neuropsiquiatra, neurocientista e especialista em saúde mental, Dr. Mário Furlanetto.

O cantor sertanejo Lucas Lucco, de 33 anos, abriu o coração sobre os desafios que enfrentou com a pressão da fama e sua luta contra a depressão e a autocobrança.

 

Em entrevista ao Podshape, neste domingo (19), ele explicou como o sucesso traz um peso emocional, especialmente quando é difícil mantê-lo. “Acho que tem muito a ver com a fama. Você está ali, fazendo seu trabalho, conquistando seu espaço por causa disso. Mas tudo o que vem com a fama é muito pesado, vem a pressão, vem a cobrança”, afirmou Lucas.

Continua após a Publicidade

 

Ele revelou que, muitas vezes, a maior cobrança vem de si mesmo. “Eu me cobro muito mais do que o público. Minha própria cobrança já é suficiente para um milhão de pessoas”, confessou.

 

O cantor também compartilhou um momento difícil de sua carreira, quando não conseguiu produzir novas músicas: “Eu nunca pensei em me manter em alta. Só queria ficar bem. Porque, se eu ficasse bem, eu sabia que isso ia me manter em alta. Houve uma fase da minha carreira em que as coisas ficaram tão complicadas que eu não conseguia fazer nada. Passei um ano sem lançar nada e por aí vai”.

 

Entenda como cobranças agravam a depressão e problemas de saúde mental

As cobranças, tanto externas quanto internas, podem ser um fator determinante no agravamento da depressão e de outros problemas de saúde mental.

 

De acordo com o neuropsiquiatra e neurocientista Dr. Mário Furlanetto, pressões intensas, vindas de diferentes fontes como família, carreira ou até expectativas pessoais, podem gerar um ciclo vicioso de sofrimento emocional.

 

“Quando alguém se cobra ou é cobrado excessivamente, as expectativas irreais criam um peso psicológico que dificulta o processo de autocompreensão e cura. Isso leva à frustração e pode alimentar sintomas depressivos, por isso, o indicado é sempre buscar a ajuda de um profissional”, explica Dr. Furlanetto.

 

O especialista destaca que, ao invés de motivar, as cobranças em excesso podem paralisar e intensificar o medo do fracasso. Esse quadro é comumente observado em pessoas que, pressionadas por suas próprias metas ou pelas exigências externas, começam a se afastar de suas próprias necessidades emocionais.

Ver comentários