Entre uma situação inusitada e outra do cotidiano da enfermagem, Jhonny Santos descobriu que havia ali muito material para fazer rir. O maranhense transformou experiências e personagens desse universo em conteúdo e encontrou uma linguagem própria para construir sua trajetória como comediante, roteirista e criador de conteúdo.
Nascido em São Luís, em 1995, Jhonny começou na comédia em 2019. Desde o início, apostou nas observações do dia a dia como ponto de partida para provocar risadas e também alguma reflexão. Foi na realidade da enfermagem, porém, que encontrou uma de suas principais marcas: situações familiares para quem trabalha na saúde passaram a alimentar roteiros capazes de gerar identificação com esse público.

Essa conexão também ganhou força na internet. Atualmente, Jhonny soma mais de 35 mil seguidores no Instagram, onde histórias que poderiam ficar restritas aos comentários depois de um plantão se transformam em vídeos, personagens e situações de humor.
A caminhada, no entanto, não ficou limitada às redes sociais. Em 2022, Jhonny chegou à final do Prêmio Volts de Humor e já abriu apresentações de artistas conhecidos da comédia brasileira, como Fábio Rabin, Rodrigo Marques, Carlos Pulico, Zé Lezin, Italo Sena, Camila Cardoso e Diego Besou.
A relação entre enfermagem e comédia acabou chegando também ao seu próprio espetáculo. Em março de 2025, ele apresentou pela primeira vez o solo “De Folga do Plantão”, levando para o palco situações, desafios e momentos cômicos inspirados no cotidiano da profissão.
Jhonny também buscou ampliar sua formação e experimentar outras linguagens artísticas. Teve passagem pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM), onde iniciou sua formação em teatro, experiência que passou a fazer parte de sua trajetória artística. No audiovisual, também integrou o elenco do curta-metragem Vertigem, ampliando sua experiência para além dos palcos e das redes sociais.
O crescimento da carreira acontece junto a outro movimento: o fortalecimento da própria cena de humor maranhense. Jhonny é coidealizador do Stand Up SLZ e da Noite de Gravação, iniciativas voltadas à profissionalização da comédia em São Luís, à criação de oportunidades e à divulgação de talentos locais.
Mais recentemente, o artista passou a fazer parte da rede de artistas parceiros do Instituto Udes Cruz (IUC), aproximando seu trabalho de novas iniciativas sociais e culturais promovidas pela instituição.
Com atuação em ações comunitárias, cultura e audiovisual, o Instituto também vem utilizando o humor como uma forma de ampliar as opções de cultura e entretenimento na Raposa. Em parceria com estabelecimentos locais, o IUC promove apresentações gratuitas de humoristas, sem cobrança de ingresso, aproximando esses artistas da população.
Além de oferecer uma nova alternativa de lazer aos moradores, a iniciativa busca movimentar a noite da cidade e contribuir para o fortalecimento da gastronomia local. A proposta ainda pretende despertar o interesse de visitantes de outros municípios, criando uma conexão entre humor, cultura, gastronomia e turismo e oferecendo novos motivos para frequentar a Raposa também à noite.
Para Jhonny, essa nova parceria representa mais um caminho para alcançar diferentes públicos e participar do processo de valorização da comédia feita no Maranhão.
Assim, uma carreira que começou observando situações do cotidiano vai se espalhando por diferentes espaços: internet, teatro, audiovisual e palco. E as histórias que antes poderiam terminar numa conversa depois do plantão agora encontram roteiro, câmera, microfone — e uma plateia inteira pronta para rir.
Deixe seu comentário