A empresária Amanda Vasconcelos Tavares Reis, de 28 anos, esposa do cantor sertanejo Henrique, da dupla com Juliano, foi presa em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, após ser flagrada dirigindo sem habilitação válida. A detenção ocorreu na segunda-feira (2).

Amanda passou a noite na prisão e deve passar por audiência na Justiça norte-americana. Até o momento, os registros públicos não indicam se houve pagamento de fiança ou se ela já foi liberada pelas autoridades da Flórida.

Inicialmente, a informação divulgada era de que a empresária conduzia o veículo com a carteira de motorista vencida. No entanto, houve correção posterior: Amanda apresentou habilitação brasileira em formato digital. Segundo a polícia local, porém, ela possui visto americano ativo e residência fixa na Flórida, o que a obriga a ter uma carteira de motorista emitida pelo estado.

De acordo com registros do Gabinete do Xerife do Condado de Orange (Orange County Sheriff’s Office), Amanda responde a duas acusações criminais. A mais grave é por fugir de uma abordagem policial, o que configura crime de terceiro grau no estado.

O relatório aponta que a empresária ignorou uma ordem de parada, mesmo com a viatura policial utilizando luzes e sirenes. A conduta se enquadra no estatuto 316.1935 (2), que trata de tentativa de fuga ou evasão de autoridade policial.

Além disso, ela também foi autuada por uma contravenção de segundo grau, por dirigir veículo motorizado sem habilitação válida.

Procurada, a assessoria da dupla Henrique & Juliano não se manifestou até a última atualização da reportagem. Familiares de Amanda também não responderam aos contatos. Em nota, o consulado brasileiro informou que “está disponível para prestar assistência consular à nacional”.

Amanda é sócia de empresas do setor de roupas e acessórios em Palmas (TO). Ela é filha do comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Barbosa, e vive com a família em uma fazenda em Porto Nacional, onde está localizada parte da base dos empreendimentos agropecuários milionários ligados à dupla sertaneja.