O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na manhã desta sexta-feira (21). Segundo o Palácio do Planalto, a ligação durou 1 hora e 20 minutos e ocorreu em “tom cordial”.

Durante a conversa, os dois presidentes trataram das tarifas impostas a produtos brasileiros, da cooperação no combate ao crime organizado e dos conflitos internacionais.

Tarifas e negociações comerciais

Segundo o governo brasileiro, Lula voltou a afirmar que as justificativas usadas para a aplicação das tarifas contra produtos do Brasil são “infundadas”. O presidente também destacou a importância de manter os Estados Unidos como um dos principais parceiros comerciais do país.

De acordo com o Planalto, Lula afirmou que as tarifas provocam impactos negativos para os dois países e defendeu a continuidade das negociações como caminho para solucionar as divergências comerciais.

Trump, ainda segundo o comunicado, concordou com a necessidade de preservar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos e propôs que representantes dos dois governos retomem as negociações o mais rapidamente possível.

Combate ao crime organizado

A cooperação no enfrentamento ao crime organizado também esteve entre os assuntos discutidos pelos presidentes.

Segundo o Planalto, Lula afirmou que grupos criminosos promovem violência e medo principalmente entre as populações mais vulneráveis, mas defendeu que essas organizações não devem ser equiparadas a grupos terroristas.

Em junho, o governo dos Estados Unidos decidiu classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações criminosas. A medida contrariou o entendimento defendido pelo governo brasileiro.

Durante o telefonema, Lula apresentou ações adotadas pelo governo federal para fortalecer o combate ao crime organizado.

De acordo com a Presidência, Trump manifestou disposição para ampliar a cooperação entre os dois países nessa área e informou que integrantes de alto escalão do governo norte-americano deverão dar continuidade às conversas.

Guerras na Ucrânia e no Oriente Médio

Lula e Trump também discutiram conflitos internacionais, com destaque para as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio.

Segundo o Planalto, o presidente brasileiro criticou a atuação do Conselho de Segurança das Nações Unidas diante das guerras e sugeriu a realização de uma reunião do órgão para discutir alternativas diplomáticas para os conflitos.

Lula já havia apresentado a proposta em conversas recentes com o presidente da China, Xi Jinping, e com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.