Raposa recebeu, na quarta-feira (29), uma ação do programa BNDES Periferias Fortes, iniciativa voltada ao fortalecimento de organizações sociais que atuam em territórios periféricos. O encontro foi realizado no Colégio Militar Tiradentes XII, no município, e reuniu representantes de organizações não governamentais e coletivos que desenvolvem projetos e ações sociais na cidade.

A atividade contou com a participação do Instituto Phi e do Instituto Phomenta, instituições responsáveis pela execução da iniciativa na região, além do Instituto Udes Cruz, que participou da articulação local para aproximar o programa das organizações e coletivos de Raposa.

O BNDES Periferias Fortes – Norte foi criado para ampliar a capacidade de organizações que atuam diretamente nos territórios, oferecendo oportunidades de formação, mentoria e acesso a mecanismos de financiamento. A iniciativa também contempla grupos e coletivos que ainda não possuem formalização jurídica, além de organizações já constituídas.

Representantes de organizações e coletivos de Raposa acompanham o aulão do programa BNDES Periferias Fortes.

Durante o encontro, os participantes puderam conhecer melhor as possibilidades oferecidas pelo programa, os critérios para participação e os caminhos para estruturação de projetos e captação de recursos. A proposta é contribuir para que iniciativas sociais desenvolvidas nos territórios tenham melhores condições de organização, sustentabilidade e acesso a financiamentos.

Para o presidente do Instituto Udes Cruz, o jornalista e produtor de conteúdo Udes Filho, a participação no encontro representa uma oportunidade de aprendizado para a própria instituição e, ao mesmo tempo, de aproximação entre as organizações sociais do município e iniciativas que podem contribuir para o fortalecimento de seus projetos.

“Para o Instituto Udes Cruz, foi muito importante não apenas participar da articulação para que essa iniciativa chegasse a Raposa, mas também fazer parte desse processo de capacitação. Nós também somos uma organização que está aprendendo, buscando se estruturar e encontrar caminhos para acessar recursos. Muitas organizações e coletivos desenvolvem trabalhos muito importantes nos territórios, mas acabam encontrando dificuldades diante da burocracia e das exigências dos processos de financiamento. Por isso, nosso interesse foi aproximar essas instituições da nossa realidade e criar uma oportunidade para que mais organizações de Raposa conhecessem esses caminhos”, afirmou.

A participação do Instituto Udes Cruz também reforça uma das frentes de atuação da instituição, que busca contribuir para o fortalecimento de iniciativas sociais e culturais desenvolvidas em Raposa, especialmente por meio da formação, articulação e construção de parcerias.

O encontro também possibilitou a aproximação entre organizações já formalizadas e coletivos que ainda estão em processo de estruturação. Para os participantes, iniciativas de capacitação como essa podem ajudar a transformar projetos que já produzem impacto nas comunidades em propostas com maior capacidade de acessar editais e outras fontes de financiamento.

“Quando uma organização aprende a captar recursos, ela não fortalece apenas a própria instituição. Ela amplia a capacidade de transformar a realidade do território onde atua”, destacou Udes Filho.

A ação realizada em Raposa integra uma agenda de encontros presenciais do BNDES Periferias Fortes – Norte, que busca levar informações e oportunidades diretamente aos territórios e ampliar a participação de organizações sociais da região.