O clima esquentou nos bastidores do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça tiveram uma discussão acalorada nesta segunda-feira (31/8), durante uma conversa no gabinete de Mendonça. Segundo informações divulgadas pela coluna, o bate-boca teria chegado perto de terminar em confronto físico.

A tensão teria começado depois que Moraes soube que Mendonça havia determinado o aprofundamento de uma investigação da Polícia Federal que acabou identificando o ministro como interlocutor do banqueiro Daniel Vorcaro em uma conversa sob apuração.

Moraes, então, procurou Mendonça para conversar. O encontro, porém, teria saído do controle. De acordo com a apuração, os dois elevaram o tom e trocaram palavras ríspidas.

Investigação aumentou tensão

O episódio está relacionado a uma determinação de Mendonça para que a Polícia Federal identificasse com quem Vorcaro conversava em um diálogo no qual eram mencionados o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

A investigação apontou que o interlocutor era Alexandre de Moraes. Na conversa revelada pela coluna, Vorcaro teria pedido ao ministro “proteção” em relação a Gonet e Andrei Rodrigues.

Durante o encontro, Mendonça teria questionado Moraes sobre como ele ficou sabendo de uma investigação sigilosa que está sob sua relatoria.

“Eu tenho minhas fontes. Fui ministro da Justiça”, teria respondido Moraes.

Ainda segundo a apuração, Moraes acusou Mendonça de direcionar a investigação contra ele. O caso aumentou a tensão entre os dois ministros e pode ganhar novos capítulos.

Nos bastidores, a avaliação é de que a crise está longe de terminar. Moraes estaria reunindo informações para reagir às iniciativas de Mendonça, elevando ainda mais a temperatura dentro do Supremo.